Eu sou aquele tipo de mulher que nunca pensou em casamento até ficar noiva… Por isso mesmo que eu nunca soube a diferença entre Véu e Mantilha, nem quando é mais indicado o acessório X ou Y para cabeça. Como são muuuuitas opções, hoje vamos falar apenas dos véus.
O véu é um acessório feito de tecido leve, como o tule, o que dá ao acessório a leveza necessária e tem o significado de separar a mulher da vida de solteira para uma nova vida, a de casada.
Existem muitos registros do uso do véu na antiguidade, vários povos tinham o costume de utilizá-lo e cada um com seu significado. Na Grécia antiga, por exemplo, as noivas o usavam para confundir os espíritos ruins e se protegerem dos maus olhados.
O véu pode ser de diferentes comprimentos e ter detalhes como renda, aplicações de pérolas, acabamento com fitas de cetim e o que mais a sua imaginação mandar.
O uso dele não é obrigatório, mas além de demonstrar o estilo de cada noiva ele determina o grau de formalidade da cerimônia. Portanto, quanto maior a formalidade do evento, maior pode ser o véu.
Veja alguns tipos de véu:
- Véu catedral: Usado preferencialmente em casamentos noturnos, é um véu formal. Mede no mínimo 12 centímetros a mais do comprimento da cauda do vestido. Quanto mais formal a cerimônia, maior o comprimento do véu.
Véu catedral |
Véu catedral |
- Véu Capela: Similar ao véu catedral, se diferencia por ter duas camadas. Mais romântico, uma das camadas deve cobrir o rosto da noiva durante a cerimônia. Acho super delicado!
Véu Capela |
- Véu Médio, ponta do dedo ou cotovelo: Os nomes são de acordo com o comprimento do véu. Combina com qualquer vestido e pode ser usado em cerimônias menos formais.
Véu cotovelo |
Véu ponta de dedo |
Véu ombro |
- Véu bandana: Pode ter o comprimento que a noiva preferir, a característica mais marcante é a forma como ele é fixado na cabeça, similar a uma bandana. Esse tipo de véu combina perfeitamente com cerimônias ao ar livre.
Véu bandana |