Estava aqui pensando… massa é uma das coisas que a gente mais consome nessa casa. E desde sempre a minha massa preferida é o gnocchi! De qualquer jeito, de qualquer coisa! Já fiz massa de batata, mandioca, mandioquinha, abóbora, espinafre, tudo! O grande problema é que, mesmo gostando de cozinhar, às vezes a vontade do gnocchi vem acompanhada de muita preguiça do processo todo. Porque dá um certo trabalho fazer a massa, as bolinhas, “desenhar” com o garfo, cozinhar de pouquinho em pouquinho…
Então resolvi facilitar, já que é um prato que cozinho bastante, e tentei fazer no forno. Como é um prato que faço bem mais do que uma vez por mês, facilita. Ainda faço da forma tradicional também, mas só quando estou com paciência e precisando de terapia. 🙂
O que eu mais gosto dessa forma de fazer gnocchi é que o recheio pode variar bastante, além do molho. O que eu mais gosto é o recheado com queijo. Uso bastante os queijos Montanhês ou semi duro Fontina, mas já recheei até com mussarela e ficou ótimo!
Ingredientes para 2 pessoas:
– 4 batatas médias cozidas no sal e amassadas.
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 ovo médio inteiro.
– 1 colher de sopa de requeijão cremoso.
Preparo:
– Num recipiente, junte as batatas amassadas e os demais ingredientes, com exceção da farinha, que deve ser adicionada aos poucos. A quantidade de farinha usada pode variar de acordo com a batata escolhida. Eu considero a asterix (aquela com a casca rosada) a melhor batata para fazer gnocchi. Tem menos água, e por isso precisa de menos farinha para dar o ponto. Com isso a massa fica mais leve, mais macia e menos elástica.
– Misture bem todos os ingredientes e, se achar necessário, corrija o sal. Eu não acrescento sal à massa. Apenas cozinho as batatas com sal e pronto, porque o sal do recheio já é suficiente pra mim. Agora, caso você queira um pouco mais de sal, tenha cuidado: toda receita que vai ao forno tem o sal acentuado depois de assado. Então, nesse caso, quando você achar que está quase bom de sal é porque já está bom!
– O ponto da massa é como na foto, firme. Mas não deve ser firme demais, como na massa tradicional. Furando a massa com um dedo ele deve sair sujo, com massa grudada. Pegando com um acolher, o ideal é que aos poucos ele vá deslizando. Se precisar, acrescente um pouquinho de leite até chegar nesse ponto. Com a batata asterix você provavelmente vai precisar adicionar esse pouquinho de leite.
– Depois de pronta a massa, separe pouco mais da metade dela e faça montinhos em uma fôrma untada. Recheie com cubos pequenos de queijo e cubra com o restante da massa.
– Eu deixo os montinhos levemente separados uns dos outros porque a massa cresce um pouco no forno. Mas fazendo assim ele ainda permanece com essa leve separação depois de pronto e o molho preenche os “buracos” entre a massa. A-do-ro!
– Leve ao forno pré-aquecido a 180° até dourar um pouco a superfície. Coloque o molho de sua preferência e pronto!