Eu já comentei com vocês em nosso Papo de Noiva (clique para ler a série) como foi a minha ida até o escritório do Coral Del Chiaro (clique) para o meu casamento.
Aproveitando o contato pedi para que eles me mandasse várias dicas que aos poucos vou publicando aqui para ajudar vocês nesse processo!
Antes de falar da escolha das músicas, acho importante falar da escolha dos músicos. Eu fui direto no Coral Del Chiaro por eles terem feito o casamento do meu irmão e de outros amigos que foram lindos! Mas se você ainda está na dúvida, eles preparam algumas dicas para você sentir segurança na hora da escolha! Aqui vão as dicas de Rita del Chiaro (sócia da empresa):
“1- Faça uma pesquisa via internet, avalie o site, escute os áudios apresentados, assista os vídeos, conheça a estrutura da empresa e solicite um orçamento por e-mail. Normalmente, quanto mais especializada a empresa for em um único serviço, melhor a qualidade do trabalho musical.
2- Selecione os orçamentos que lhe interessarem (desconfie de preços muito baixos) e faça um contato telefônico. Nesse contato elimine aqueles que não atenderam suas ligações, os que os telefones caem numa caixa postal e também os são atendidos com o velho e simples “alô”.
3- Faça uma visita ao escritório de atendimento da empresa para conhecer a estrutura “física” do Coral e Orquestra. Desconfie daqueles que lhe oferecerem para atender em domicilio. Caso a empresa não possua escritório próprio, pergunte se você pode ir até a residência do músico e confirme o melhor horário para não atrapalhar a rotina da casa dele.
4- Peça a agenda de eventos do coral e vá ver uma apresentação ao vivo. Esse item é fundamental para você avaliar a competência e a estrutura da empresa. Tente agendar para ver mais de um coral no mesmo dia, isso vai lhe ajudar bastante a comparar o som de um para outro. Se conseguir assistir os dois corais na mesma igreja, é melhor ainda!
5- Pergunte sobre o repertório que o Coral e Orquestra possui e peça para ver vídeos e gravações das músicas inteiras. Muitas vezes o pessoal seleciona apenas um trecho da música (que ficou melhor) e corta a partes que não ficaram muito boas. É essencial que você ouça e veja as músicas que pretende escolher tocadas pela empresa que está selecionando, principalmente se for uma música moderna ou arranjo fora do padrão. (muitas empresas conceituadas têm centenas de opções de músicas para escolher)
6- Caso sua cerimônia não seja na igreja é essencial que seja feita a “sonorização”, que nada mais é do que a amplificação dos instrumentos para que o som saia nas caixas e todos os convidados ouçam de maneira igual. Pergunte se esse serviço está incluso ou se você terá de contratar separadamente.
7- Peça indicação dos profissionais de sua confiança e de amigos que já se casaram. É muito importante que você faça o cruzamento de indicações, perguntando para o fotografo, cinegrafista, decorador, etc sobre o coral e orquestra que está cotando, pois eles poderão ajudar a indicar e dar referências sobre as melhores empresas do segmento.
8- Certifique-se de que o responsável pela empresa é músico formado, com faculdade de música, ou se apenas “agencia” músicos. Somente um músico profissional com experiência poderá lhe orientar com os arranjos personalizados, sugestão de montagem devido acústica do local e pacote adequado para sua cerimônia.”
Outra dica muito legal que peguei com eles é em relação ao maestro .. você pode achar à principio algo desnecessário, mas não é!!!
“Na cerimônia de casamento, a importância do maestro é ainda mais notável. A imprevisibilidade da duração de cada momento (entrada de padrinhos, noivo e noiva, cumprimentos, entre outros) exige do maestro muita experiência para que a música se encaixe perfeitamente no tempo. Essa função não deve estar delegada a um músico que esteja ocupado em tocar seu instrumento, pois é necessário que o maestro tenha suas mãos livres e esteja pronto para agir imediatamente em algum imprevisto. Música ao vivo é ainda mais emocionante e impactante, mas exige atenção redobrada, pois o erro não poderá ser corrigido após a cerimônia. Todo cuidado é necessário e o maestro está à frente para garantir que a música torne seu casamento maravilhoso e inesquecível.”