O Brasil é um país caro, não tem pra onde fugir. Você vai no mercado, no posto de gasolina, na padaria, no shopping, no salão… está tudo inflacionado! E casar não é diferente. A diferença com a festa de casamento é que o valor dela não está nos classificados dos jornais e por isso, quem nunca fez uma festa antes, não sabe quanto custa esse sonho até casar. Você sabe o preço médio de um apartamento pq vê sempre no jornal, sabe que se te cobrarem R$ 12,00 no quilo do tomate tá um absurdo pq tem o encarte do mercado todo dia aí pra você ver, mas festa de casamento não tem o preço em lugar nenhum e é aí que o bicho pega.
Quando as noivas se deparam com os altos valores de alguns serviços (que nem sempre são realmente altos, como eu disse, é só uma questão de não ter noção de mercado) resolvem procurar formas de economizar. E não estão erradas. O erro está em economizar com o profissional errado. Explico.
Por mais delicioso que seja o docinho da vizinha da sua avó, talvez ela não tenha a habilidade de um profissional para fazer em grande quantidade e assegurar a entrega de todos eles intactos, deliciosos e padronizados em tamanho. Aquele maquiador que faz todas as suas maquiagens desde a adolescência, talvez não tenha o timing de um maquiador de casamento e a falta de habilidade dele pode atrasar a sua chegada na igreja e te fazer perder horas de festa. Sem contar que nem sempre as pessoas tem sensibilidade para tratar com noivas, já vi fornecedor ligar pra noiva, brigar com ela no dia do casamento por telefone como se ela já não tivesse os nervos abalados normalmente naquele dia. Não dá não gente, foge que é cilada, Bino!
Gabi Back, maquiadora fofa toda vida e super competente, em ação! | Foto: Felipe Maiato
Agora, não tem problema a forminha de doce ser comprada no Saara, você fazer as suas lembrancinhas, o acabamento dos chinelos, a arte do convite, convocar a família pra amarrar os saquinhos de doce… Isso não tem problema! Problema tem quando você contrata um fornecedor que pode comprometer o andamento do seu casamento, aí sim. Vai ser um economia que você pode se arrepender para o resto da vida.
Brigadeiro delícia da Docinhos e Doçuras | foto: Camilla e Leandro
E quando as pessoas falam pra mim: Mas Thienny, pra casamento é tudo mais caro! Mais ou menos. Algumas coisas talvez estejam mesmo superfaturadas, mas quando o assunto é casamento, envolve uma responsabilidade muito maior, e vocês sabem, responsabilidade entra no preço. Casamento é só uma vez, se tudo der errado, não vai ter a festa ano que vem de novo pra gente reparar. Imagina o peso disso em cima de nós, fornecedores! É osso!
Então, quando pensar em contratar fornecedores não acostumados com eventos, pense bem! Pode ser uma escolha acertada como pode não ser. Veja se ele é uma pessoa pontual, se ele te forneceu um contrato… Converse com a sua cerimonialista e cheguem a um acordo 🙂 Vai ser bom pra todo mundo!
E se está na dúvida de qual fornecedor escolher, dá uma lidinha nesse post aqui 🙂