Olá, pessoal, tudo bom? Hoje o objetivo é conversarmos um pouquinho sobre o item responsável por dar o tom da cerimônia de casamento: A Música. Ela é extremamente importante pois envolve todos os convidados em um sentimento único e transmite emoção, aumenta a expectativa dos convidados e trabalha com os sentimentos.
Pare para pensar nos últimos casamentos em que esteve presente. Qual o momento que ficou mais gravado na sua mente? Você pode até não lembrar exatamente que música estava sendo tocada ali, mas se um dia você tornar a ouvir a música vai se lembrar daquele exato momento – o mesmo acontece com cheiros. É a nossa memória sensorial atuando. Costumamos associar sons e fragrâncias às nossas emoções. Por isso devemos escolher com carinho e cuidado as músicas que serão tocadas.
Um casamento tradicional pode ser dividido em 5 grande momentos: Sala de Espera, Entradas, Benção das Alianças, Saída e Cumprimentos. Vou tentar detalhar um pouquinho cada momento.
Sala de Espera:
Os convidados estão chegando e muitos se encontram depois de muito tempo sem se ver. É natural que os ânimos estejam bem exaltados e que as pessoas conversem bastante entre si. Como o momento exige reverência, o ideal é que sejam tocadas músicas que acalmem, músicas mais tranquilas e baixas. Assim cria-se um ambiente agradável e acolhedor. Recepciona-se os convidados com bom gosto, elegância e os acalma.
Entradas:
A regra para os cortejos é que ocorra um crescendo de interesse. Como!? Explico já!
Assim como a ordem de entrada é de acordo com a importância, as músicas escolhidas para as entradas devem aumentar em volume e expressão. Isso contribui para preparar os convidados para o momento auge da cerimônia. Deve-se escolher uma música marcante e viril para o noivo, uma música com gradações para o cortejo dos padrinhos.
Essa música é extremamente longa, mas podemos reparar que ela é composta de padrões repetitivos. Não precisa ser tocada na íntegra, mas sua parte mais animada e melhor arranjada pode muito bem ser usada para a entrada dos padrinhos. Essa música é também a música preferida da minha mãe, portanto, ela entrará com essa música de fundo! (não contem para ela tá?)
As crianças podem entrar com uma música alegre e que lembre mesmo a leveza da infância (aqui você decide se as crianças entram antes da noiva ou no momento das alianças – meu preferido) . Finalmente, para anunciar a chegada da noiva – a pessoa mais importante do momento, tocam-se os clarins e em seguida a marcha nupcial. A música principal!
Há quem queira substituir a marcha, mas tenho dúvidas se conseguimos uma outra música que provoque o mesmo efeito. Alguém sugere alguma?
Benção das Alianças:
O ideal para a benção das alianças é que seja tocada uma música que tenha significado. De preferência que tenha uma profundidade religiosa. Afinal, o propósito de toda a cerimônia e do casamento é a benção de Deus. Não podemos nos esquecer nunca disso.
Saída e Cumprimentos:
Para a saída, podem ser escolhidas diversos tipos de músicas – pode-se repetir a música do cortejo dos padrinhos ou pode-se colocar uma música bem animada para dar início à de celebração!
Se for ocorrer o momento dos cumprimentos, uma ideia legal é repetir a música da entrada dos padrinhos, ou uma música mais alegre e romântica. Deixando o clima bem leve e feliz!
Para a saída e para os cumprimentos, sugiro todas as músicas da lista Músicas para Casamento – Instrumentais – Nesse post há verdadeiras preciosidades.
Esse post foi baseado na aula sobre músicas ministrada pelo Maestro Branco Bernardes no Senac. Fixei a mesma estrutura e coloquei as minhas sugestões de músicas para alguns momentos. Espero que gostem!
E você? Tem alguma música especial que gostaria que fosse tocada na cerimônia? Conte para a gente!
O post Como escolher as músicas da cerimônia de casamento faz parte do conteúdo do blog Clube Noivas.