fbpx
Sem categoria

Bolo de casamento: entenda o significado da decoração

E hoje temos a convidada especial, amais uma vez a Leitora Bruna fez um post Muito Bom, sobre Bolos de Casamentos!!
Venha ver:
Saiba o que os sabores e a cobertura dos bolos tem a ver com a cerimônia

Bolos de casamento, em geral, são verdadeiras esculturas. Mesmo os mais simples trazem uma decoração bela, que não vemos todos os dias em bolos de outros eventos, como os de aniversário, por exemplo. Mas tanto a decoração quanto os sabores dessas delícias têm alguns significados específicos, que servem para dar sentido à sua escolha, para combinar com a decoração do casamento ou apenas como curiosidade.

As cores do bolo de casamento

Branco: os bolos de casamento na cor branca são tradicionais e combinam com praticamente todo tipo de cerimônia. Eles remetem à pureza do momento, e podem ser decorados com flores (brancas ou coloridas), detalhes em cores claras, fitas e topos de bolo como o clássico casal de noivinhos. Uma curiosidade é que, por volta do século XVII, o bolo branco significava status, pois quanto mais branca fosse a cobertura, de mais puro açúcar ela era feita, o que significava que a família da noiva era abastada.

Coloridos: os bolos com cores e decorações variadas começaram a virar costume em meados do século XIX. Os bolos na cor rosa demonstram total romantismo, e são perfeitos para casamentos com a mesma temática. Os de cores mais fortes são para noivas exóticas e ousadas, que buscam uma decoração que não tenha um toque tão tradicional.

 

 

As coberturas do bolo de casamento
A tradição da cobertura surgiu por volta do século XVII, quando começaram a ser produzidas as coberturas com marzipã. Hoje, com o desenvolvimento das técnicas de culinária e confeitaria, as coberturas tornaram-se verdadeiras obras de arte, e o uso de uma decoração bem mais macia que o resistente marzipã – a pasta americana – tornou-se obrigatório.
Os andares do bolo de casamento
Na Inglaterra, nos tempos medievais, pequenos bolos eram trazidos pelos convidados do casamento e empilhados uns sobre os outros, para que os noivos se beijassem por cima deles. Caso a pilha não desmoronasse, era sinal de fertilidade no matrimônio. Acredita-se que é daí que vem a tradição dos magníficos bolos de andares, sobretudo em casamentos maiores e com mais convidados. Nos casamentos mais simples e intimistas, os bolos de um ou no máximo dois andares são os mais procurados hoje em dia.
Obrigada Mais uma Vez Bruna!! Ficou Demais!!
Beijos e Até Amanhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias