O Brunch foi criado pelos americanos. É uma mistura de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço), sendo uma solução bem prática e muito mais divertida do que um almoço de domingo. A ideia é que a mesa fique posta com todas as gostosuras disponíveis para os convidados se servirem, assim… livremente.
As vantagens de oferecer um brunch aos seus convidados:
→ Estando a mesa posta e preparada, você não precisa ficar servindo ninguém, nem correndo da cozinha para a sala, para repor as coisas. Economizando este tempo, você pode melhor utilizá-lo dando atenção aos seus convidados, o que é bem mais divertido.
→ Você não precisará de muitos utensílios para que os convidados se sirvam.
→ Não há necessidade de servir bebidas alcoólicas. Afinal não é aconselhável começar o dia com uma caipirinha ou cerveja estupidamente gelada.
→ O brunch é indicado para muitas ocasiões, noivados, casamentos (tanto o civil quanto o religioso) aniversários e chá de cozinha/lingerie – caso seja no período da manhã.
→ Basicamente serve-se tudo o que estamos acostumados a ver em um super café da manhã e alguns pratos quentes de fácil preparo, o que é um grande atrativo para quem planeja organizar tudo sem a ajuda de profissionais. Um momento de integração na cozinha com a mãe, irmãs e amigas, pode render um brunch bem caprichado!
→ Veja também: Coquetel ou jantar, qual a opção mais econômica para o seu casamento.
O cardápio de um brunch geralmente compõe esses itens
- Café, leite
-
Chás (saquinhos expostos para cada um escolher e fazer o seu)
-
Sucos e/ou refrigerantes.
-
Pães e torradas em todas as suas variações
-
Patês
-
Um queijo branco ou amarelo.
-
Presunto
-
Mel/geléia
-
Salaminho ou outros frios fatiados
-
Tortas salgadas
-
Uma salada de folhas
-
Coalhada fresca ou iogurtes.
-
Mini salsichas
-
Esfihas
-
Frutas
-
Uma torta doce cremosa ou qualquer outro doce como quindão ou pudim
-
Bolos
-
Quiches
Claro que esses itens são apenas algumas opções que podem compor a mesa, porém o anfitrião é livre para servir o que for mais fácil e prático. No verão, o cardápio pode ser mais leve, com mais opções de sucos, saladas e torradas. Já no inverno o cardápio pode ter mais tortas salgadas e bebidas como o chocolate quente, por exemplo.
Sylvie Gil PhotographyRyan Ray PhotographyMango Studios