fbpx

Nozes comer ou não comer?


Aproveitando esse início do clima natalino….vamos conversar a respeito de um alimento chave para as festas de fim de ano. Tão pequeno, mas com grande valor nutricional. Estou falando das nozes!!!!

04
Um grande dilema surge ao falar de alimentos que pertencem ao grupo das oleaginosas. Como o próprio nome diz “olea” vem de oleo, ou seja, mega calóricas. E ai? Comer ou não comer?
Vamos conhecer um pouco dos benefícios.
Como dito anteriormente, são mega calóricas por conta do óleo que possuem, porém esse óleo é super benéfico, é o Ômega-3 e 6, conhecidos como protetores cardiovasculares, trazendo grande função na diminuição do colesterol ruim (LDL), aumento do colesterol bom (HDL), controle da pressão arterial e até mesmo auxiliando no processo de cicatrizações.
Podemos considerar um dos alimentos mais antioxidantes, com quantidades significativas de vitaminas e minerais. Entre eles temos vitaminas C e E, zinco, potássio e proteínas (aminoácidos).
Portanto, sim!!!!!!! Devemos consumir, mas a regra básica da moderação está em jogo. Não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são calóricas e podem gerar aumento de peso. Para termos uma idéia, cada unidade tem cerca de 5 g e possui 32 kcal, então fazemos a conta e imaginar que 100 g contêm aproximadamente 640 kcal.
Quantidade a ser consumida? Recomendamos uma média de 5-7 unidades por dia, claro que as quantidades variam muito de acordo com cada necessidade.
Legal atentar que, todos esses nutrientes citados não são perdidos durante a preparação das receitas. Uma boa dica é salpicá-las em saladas, o que garante a indicação de cinco unidades por dia.
Ótima preparação Natalina para todos!!!!

05

(imagens: interiorexteriorideas.com; wide-wallpapers.net/

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)

Dama de honra e pajem – Dicas e Inspirações
Casamento Thati e João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias