Um grande dilema surge ao falar de alimentos que pertencem ao grupo das oleaginosas. Como o próprio nome diz “olea” vem de oleo, ou seja, mega calóricas. E ai? Comer ou não comer?
Vamos conhecer um pouco dos benefícios.
Como dito anteriormente, são mega calóricas por conta do óleo que possuem, porém esse óleo é super benéfico, é o Ômega-3 e 6, conhecidos como protetores cardiovasculares, trazendo grande função na diminuição do colesterol ruim (LDL), aumento do colesterol bom (HDL), controle da pressão arterial e até mesmo auxiliando no processo de cicatrizações.
Podemos considerar um dos alimentos mais antioxidantes, com quantidades significativas de vitaminas e minerais. Entre eles temos vitaminas C e E, zinco, potássio e proteínas (aminoácidos).
Portanto, sim!!!!!!! Devemos consumir, mas a regra básica da moderação está em jogo. Não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são calóricas e podem gerar aumento de peso. Para termos uma idéia, cada unidade tem cerca de 5 g e possui 32 kcal, então fazemos a conta e imaginar que 100 g contêm aproximadamente 640 kcal.
Quantidade a ser consumida? Recomendamos uma média de 5-7 unidades por dia, claro que as quantidades variam muito de acordo com cada necessidade.
Legal atentar que, todos esses nutrientes citados não são perdidos durante a preparação das receitas. Uma boa dica é salpicá-las em saladas, o que garante a indicação de cinco unidades por dia.
Ótima preparação Natalina para todos!!!!
(imagens: interiorexteriorideas.com; wide-wallpapers.net/
A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)