fbpx

Falta alguém no cortejo, e agora?

Vocês sabem o significado todo do cortejo do casamento??? Basicamente são dois símbolos importantes:
*. A união das famílias, por isso se coloca a mãe do noivo para entrar com o pai do noivo. Muita gente pensa que os dois entram juntos porque “sobraram” na entrada. Mas não, é uma simbologia da união de duas famílias. Nada fala que tem que ser obrigatoriamente assim, mas como é essa forma que mais se usa estou explicando.
*. Representação de pessoas especiais abençoando o amor e união dos noivos: Os padrinhos são as pessoas escolhidas para representar todos os convidados ao abençoar os noivos e serem testemunhas da união.
Em meio esses significados, e toda tradição do momento, é só nunca esquecer que todos estão ali em festa, em celebração em um momento de pura harmonia! Porém, acontece que muitos casamentos saem do tradicional por vários motivos: os pais separados, pai ou mãe falecidos, namorado atual da mãe que não vai com a cara do pai, e assim por diante… São N motivos e que não vem ao caso… O fato é o que fazer na situação de ter que substituir alguém ou lidar com a falta de alguém no cortejo??? Conversando com uma noiva lá no Facebook, a Mariana Volponi me pediu pra escrever um post com algumas dicas, e sugestões sobre isso!!! Então vamos lá…!!!
É complicado dar dicas genéricas, pois cada família é uma situação. Cada família tem um jeito diferente, uma convivência diferente… Na minha por exemplo não teria problema nenhum se meus pais fossem separados e no dia se unirem para compor o cortejo, mas já em outra família isso pode deixar o maior climão!!! Então vou tentar dar dicas, porém observem essa convivência entre vocês e veja qual a melhor forma!!!

Situação nº 01 | Falta algum dos pais dos noivos

Nesse caso, acho interessante convidar alguém da família para representar essa imagem importante, seja do pai ou da mãe. Normalmente os noivos nesse situação, convidam aquela pessoa que mais ajudou na perda ou falta da pessoa querida. Além de demonstrar esse sentimento que você tem pela pessoa fazendo ela se sentir especial, você também vai se sentir bem no dia!

Situação nº 02 | Faltam o pai e a mãe do noivo ou da noiva

Nessa situação, seja por qual motivo for, falta duas figuras para entrar… A opção do item acima, vale aqui também! Você pode convidar duas pessoas para representar… Pessoas que sejam muito ligadas a você e que você sinta que seria uma forma de agradecimento por exemplo a ela por tudo que fez.
E outra sugestão nesse caso é por exemplo, se faltarem os pais da noiva, ela entrar sozinha, e o noivo entrar com seus pais normalmente… Ou o contrário, caso quem faltar sejam os pais do noivos… Ele entra sozinho e a noiva pode entrar com o pai e a mãe…
Uma terceira alternativa, que já vi em um casamento foi o seguinte: Os pais do noivo eram ambos falecidos, então a noiva pediu que sua mãe entrasse com o genro e ela entrou normalmente com o pai… Achei lindo pois foi realmente o símbolo de união das famílias. Outra alternativa muito linda e interessante.

Situação nº 03 | Pais separados sem atual namorado(a)

Bom, como falei mais no início do post isso vai variar muito da harmonia da família, da convivência que todos tem entre si… Há famílias que não veem impedimento nenhum de se juntar ali naquele momento. Já outras criam problemas e acaba estragando o clima da festa. Minha sugestão é sentar todo mundo e ser sincero: Olha, são vocês que tem um certo problema com isso. O que sugerem que possamos fazer?” e assim ir conversando vendo a melhor forma para todos. Seria importante numa data assim as famílias abrissem mão das indiferenças né??? Com certeza os noivos ficariam emocionados…
Se por exemplo, os pais da noiva forem separados e ambos não tiverem um novo parceiro, na hora da entrada eles não entram juntos, e na hora da saída onde teriam que se juntar, podem sair ao menos lado a lado. Ou um logo atrás do outro, ou algo assim!!! É realmente necessário conversar! Então conversem com as pessoas que tem as indiferenças dela, e peça sugestão, e tranquilamente converse para chegar num acordo.

Situação nº 04 | Pais separados com atual namorado(o)

Nesse caso, os pais são separados mas um deles já tem um novo namorado. E nesse exemplo, e dica é a mesma do item anterior… Pode ser que os pais e o atual namorado não veja nenhum problema de entrarem juntos. Mas também há casos que o atual namorado da sua mão pode não gostar da idéia, ou o seu pai não acha legal sua mãe entrar com o novo namorado dela, etc etc etc. E nessa situação pode ter mais um problema, o noivo ou noiva pode não gostar muito do atual namorado da mãe… Veja você!!! Situação um pouco delicada né??? Mas como falei conversando tranquilamente sempre chegamos em um ponto comum!!!!
Há algumas alternativas como:
*. O atual namorado da mãe ou a atual namorada do seu pai, deixa que seu pai e sua mãe estejam juntos.
*. Se caso você tiver mais afinidade com o atual namorado da sua mãe ou com a atual namorada do seu pai, coloque eles para entrar no cortejo em comum acordo com seu pai ou sua mãe.
*. Entre com os dois… Essa alternativa vale para se caso criarem muito problema ou se caso você gostar dos dois e isso ter um significado para você.

Em fim, pensem sempre no que simboliza esse momento e no papel que cada um tem para você, sente-se e converse com todos!!! Pior que um ou outro não entrar, é ficar aquele climão no dia do seu casamento não é verdade!?
Como disse gente, são várias situações… As vezes são os próprios noivos que criam essas situações também, seja lá por qual motivo for, não é o momento de procurar brigas, provocar ninguém, desfazer de ninguém…. Pelo ao contrário… É momento de comunhão, união, harmonia e amor!!! Quanto mais prezar por isso melhor, e quem sabe alguma situação não seja superada a partir do dia do seu casamento???
DETALHE: Sempre avise sua cerimonialista sobre a situação para ela te ajudar no dia!!! Lembre-se que será ela que organizará o cortejo!!!

Conversem muito e se entendam sempre!!! Smiley piscando

Ensaio Fotográfico: Kauana & Higo
Casamento Bela e Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias