fbpx
Sem categoria

Dúvidas No More! – Bolos de casamento

Hoje vamos falar de um item do casamento que mesmo sendo pequeno de tamanho é peça fundamental na decoração e é ainda super aguardado pelos convidados. São os bolos de casamento.

Atualmente existem dezenas de modelos disponíveis no mercado. O tradicional de pasta americana é ainda o mais utilizado pelas noivinhas, mas o rústico naked cake (bolo pelado) tem ganhado cada dia mais adeptas e é a nova aposta das confeiteiras.

Decidir qual o modelo ideal para o seu casamento não é uma tarefa fácil. Mas além disso existem outras dúvidas. Quando devo começar a pesquisar opções de bolos? Qual a quantidade ideal de bolo por pessoa? O bolo pode ser do mesmo sabor de algum docinho? São apenas alguns exemplos da complexidade que envolve a escolha do bolo perfeito.

Nossa missão aqui hoje é sanar essas e outras dúvidas referentes ao bolos de casamento. E para nos ajudar convidamos duas empresas que são referências no Brasil e que amamos e nos identificamos com o trabalho delas. São elas: All about cakes e Bolos da Ana.

Aproveitem as dicas meninas!

bolos-casamentobolos-casamento-duvidas

Quais os modelos de bolos mais utilizados hoje em dia?
All about cakes: Hoje o Naked Cake está super em alta. Acho que na verdade, o casamento mais leve, mais com a cara dos noivos está em alta. E o Naked Cake reflete muito isso. É um bolo leve, peladão para todo mundo ver o recheio e ficar com vontade de comer. Ao contrário do bolo de pasta americana clássico. Que eu acho lindo! Mas tudo dependente muito do estilo do casamento e claro, do estilo dos noivos.
Fora o Naked Cake os bolos em glacê, com uma carinha vintage também são muito procurados. O que eu acredito é que existe uma “birra” contra os bolos em pasta americana. As pessoas acham que não é gostoso, porque a pasta americana é muito doce, etc. Mas pelo contrário. Um bolo em pasta americana é tão delicioso quanto um naked cake. Tudo vai depender de quem o faz!

Bolos da Ana: Atualmente não existe um modelo mais utilizado, há o bolo dos sonhos do casal. Com a personalização dos casamentos, os noivos buscam bolos exclusivos, diferentes e, principalmente, deliciosos. O bolo de casamento é uma das atrações principais, é muito visto e todos querem provar. Ele é muito recheado e molhado!
Quanto tempo de antecedência os noivos devem começar a fazer orçamentos e fechar esse item?
All about cakes: Eu acho que 6 meses é o ideal. Na verdade, fechando salão e decoração, doces e bolo tem que vir logo em seguida. Com esse tempo, é possível personalizar o bolo, pensar em sabores. Fazer a escolha com calma e tranquilidade.
E o bolo é um item muito importante na festa. As pessoas ficam curiosas em ver o bolo da noiva [tanto quanto o vestido] e eu sinto muito quando algumas noivas não dão a devida importância para o bolo.

Bolos da Ana: O ideal é começar a orçar com 6 meses a um ano de antecedência.
bolos-casamento-rustico

O naked cake (bolo sem cobertura) só combina com casamento ao ar livre e/ou durante o dia? Por outro lado o bolo feito com posta americana só combina com eventos à noite e/ou espaço fechado? Existe alguma regra? Como se decidir pelo estilo do bolo?

All about cakes: Não vejo regras para isso. Claro que um casamento no campo com um naked cake é super charmoso. Mas também vejo um casamento no campo com um bolo em glacê todo branco, com algumas flores bem delicadas, naturais, espalhadas por ele. Assim como também consigo ver um bolo em pasta americana de um amarelinho bem pastel, com alguns pois bem delicados e talvez um arranjo de flores de açúcar no topo, brancas, com um casal de pombinhos.
Qualquer bolo aceita qualquer ocasião. O segredo é fazer com que o bolo entre em sintonia com vários parâmetros do casamento: decoração e noivos. Por exemplo: uma noiva super clássica, com um vestido de renda, manga longa. O noivo também, clássico. Em um buffet de decoração super classuda, flores brancas…. dá para ter um naked cake? Sim, dá! Precisaria ser um naked mais estruturado, sem excesso de frutas, alternando com algumas flores da decoração. Algo que fique discreto, combinando com o ambiente e com os noivos!

Bolos da Ana: Não existe regra. Já fizemos casamentos à noite, decoração clássica em branco e verde, com o “naked” todo decorado com rosas brancas, outro de chocolate com frutinhas do bosque e todos elogiaram muito. Também trabalhamos em casamentos ao ar livre, com bolos de pasta americana ou glacê. Aqui vai um conselho de uma ex-noiva, faça o que sempre sonhou!

Em casamentos ao ar livre e durante o dia existe perigo do bolo derreter se ficar exposto ao sol? Os noivos precisam se preocupar com isso?
All about cake: Sim! A mesa de doces deve ser, se possível, na sombra ou até mesmo em local coberto. Mas isso geralmente não é preocupação dos noivos e sim dos responsáveis pela decoração e montagem do casamento!

Bolos da Ana: Bolos de verdade (com ou sem cobertura) são sensíveis ao sol, como qualquer alimento. É importante reservar um lugar na sombra e o bolo será montado no horário mais próximo possível do início da recepção.

Existe restrição de sabores e decoração em alguma época do ano?
All about cakes: Existe. Morangos só é bom de julho a fim de outubro. Depois é possível encontrar a fruta, mas ela é ácida, sem sabor…. só que mesmo assim as pessoas pedem. Mesmo a gente falando que a época não é favorável. E chocolate no verão não dá. É pesado, as pessoas não vão ter vontade de comer.

Bolos da Ana: Não há restrição para a maioria dos recheios e decorações. Algumas frutas vermelhas como cerejas e groselhas, além das flores comestíveis como capuchinhas e outras, não são encontradas o ano todo.

bolos-casamento-ana

Como deve ser feita a escolha do sabor do bolo? Pode ter o mesmo sabor de algum doce da festa ou o ideal é que seja diferente?

All about cakes: O bolo tem que ter o sabor que os noivos mais amam! Apesar deles serem justamente as pessoas que não vão comer bolo, o casamento reflete quem eles são, juntos. Então, nada melhor do que mostrar aos convidados o que eles gostam  também de comer! Mas se assim não funcionar. Eu sempre pergunto aos noivos sobre os convidados. Se a maioria é idoso, se a maioria é jovem, se existe criança.
Quando uma noiva vai fechar um bolo, o casamento precisa ser remontado junto com a confeiteira/o. É através dessas informações que é possível desenvolver um bolo que:
  1. Não vá sobrar em excesso
  2. Atenda com qualidade a todos os convidados da festa e seus gostos
  3. Namore muito bem com a decoração e com os demais doces na mesa
  4. Agrade primeiro aos noivos… pois é o primeiro corte de um bolo juntos  e a primeira mordida casados! Não tem como não dar importância a isso…
Bolos da Ana: Eu sempre aconselho aos noivos surpreender os convidados com sabores diferentes dos doces. Como utilizamos normalmente 3 recheios há muitas opções de combinações deliciosas.
Mas aqui entra também a questão do sabor preferido, do sonho. Se o casal é chocólatra, um dos recheios pode, e deve, ser de chocolate belga!
Como deve ser feito o cálculo da quantidade de bolo por pessoa?
All about cakes: Tudo depende da recepção. É um jantar com 3 pratos e sobremesa? Nem todo mundo vai comer bolo, então reduzimos o número de fatias pela metade do número de convidados. É um coquetel, sem jantar? Bolo para todos os convidados! É um buffet, com sobremesa também em buffet? Reduzimos a quantidade para 30% do número de convidados.

Bolos da Ana: Até 100 pessoas utilizamos a fatia padrão de 100g.  A partir de 100 convidados a fatia cai para 50g.  Mas este cálculo poderá mudar de acordo com outros fatores, número de docinhos servidos, vontade dos noivos que o bolo sobre apara o dia seguinte, etc.
bolos-casamento-all-about-cakes
Em recepções do tipo bolo com champange”, a quantidade de bolo necessária por pessoa é maior ou o cálculo é o mesmo?
All about cakes: 1 fatia por pessoa é suficiente. A fatia varia em 120 – 150g
Bolos da Ana: Nesse caso a fatia é sempre de 100g, pois mais nada será servido além do bolo. E o ideal é harmonizarmos o tipo de espumante com o recheio do bolo.
Existe alguma situação em que é necessário utilizar um bolo fake (falso) ao invés de um verdadeiro? Como é feita essa decisão?

All about cakes: Eu não faço bolo fake. Acho que o bolo não é uma alegoria para ficar na mesa intacto sem cortar, sem comer, sem mexer. O bolo está lá porque é um símbolo de celebração. E que graça tem celebrar sem cortar o bolo, comemorar com ele… comer e ser feliz com isso?
O bolo fake é feito junto com um bolo verdadeiro. Ou seja, se a noiva quer um bolo de 4 andares, mas o  número de convidados não atende a esse tipo de bolo, fazemos andares falsos para podermos ter um bolo assim, mas que não gere desperdício.

Bolos da Ana: Não trabalhamos com bolos totalmente “fake”, pois realmente amamos a confeitaria e seus desafios. Em determinados casos, quando os noivos não vão receber muitos convidados, mas não abrem mão de um bolo de muitos andares, utilizamos um andar verdadeiro e os outros falsos. No caso de transporte do bolo para locais distantes também. 
Pode-se dizer que exista alguma tendência para os bolos em 2014? Qual seria?
All about cakes: Acho que o Naked Cake continua. É um bolo bonito, diferente… e muito mais barato. E também aposto muito em bolos com design clean com uma única flor em destaque.

Bolos da Ana: Como dissemos no início, hoje os casais querem bolos personalizados. Para 2014, os clientes continuam encomendando os “naked”, agora também com massa de chocolate ou vermelha (frutas vermelhas) e decoração com flores, além das frutas. Os clássicos de pasta americana, todos brancos ou com detalhes dourados, estão em segundo lugar. Bolos de estilo “vintage” (antigo) com coberturas de glacês também estão sendo pedidos.
Alguma dica final para quem ainda não fechou esse item?
All about cakes: Procurem a All about cakes! Rs brincadeira! Não deixem o bolo de lado. É um item importante! Reserve um pedaço do orçamento para terem liberdade na hora de escolher o bolo e o fornecedor. Não adianta nada uma mesa linda, cheia  de flores, e peças decorativas, com um bolo escondido, sem graça, sem sabor e sem vida!
Converse com seu fornecedor quantas vezes forem necessárias, fale suas dúvidas faça degustação se preciso e escolha o bolo que você ache lindo e que vá completar o seu dia com sintonia. Sinta-se confortável e confiante com quem você escolher para fornecer a doçura do seu casamento… sem confiança, sem aquele 6° sentido [que nós sabemos que existe] não existe dinheiro que pague sua tranquilidade no grande dia! E depois, no dia, é só curtir e desfrutar a primeira mordida doce de uma vida linda que está por vir!

Bolos da Ana: Não privilegiar apenas a aparência, o sabor é tão importante quanto!

bolos-casamento-naked-cake
  Mah  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias