Flores de papel são uma ótima pedida para quem está com o orçamento reduzido! E se podemos fazer flores de papel, também podemos fazer um buquê de papel, concordam?
O post de hoje é para quem curte um projetinho DIY e pretende fazer seu próprio buquê. Mas não vamos nos limitar somente no buquê, existem inúmeras maneiras de usar essas flores de origami no seu chá ou no próprio casamento. O resultado fica bem charmoso e você ainda pode aproveitar o que tem em casa, como por exemplo, página de livros ou papel de presente.
Quando falamos em origami, logo pensamos que deve ser difícil de fazer… mas vou mostrar que não é. Basta ter um pouquinho de paciência que logo pega prática. Para vocês verem como é fácil, contei com a ajuda da Clara, minha daminha de apenas 5 anos, para fazer esse buquê… Ah! E por falar em daminhas, esse buquê também fica lindo com as crianças no casamento.
Então vamos lá?!
Você vai precisar de:
- Papel (cor da estampa que preferir) (1)
- Palitos de dente e palitos de churrasco (2)
- Tesoura (3)
- Fita de cetim para decorar o cabo (4)
- Fita de renda para acabamento (5)
- Régua (6)
- Bola de isopor (7)
- Cola quente (8)
1° Passo: Escolha o papel e a combinação de cores que irá usar. Uma dica é não escolher um papel muito grosso, pois fica difícil de dobrar. Deve ser da gramatura da folha de sulfite para menos. Eu usei folhas de papel de presente e ficou bem melhor para manusear.
Após escolher, corte os quadrados iguais. Usei do tamanho de 6cm x 6cm, mas vocês podem fazer como preferir, desde que seja quadrados. São cinco quadrados para cada flor.
2° Passo: Posicione o quadrado na sua frente e una as pontas formando um triângulo, conforme as imagens abaixo:
3° Passo: Volte a unir as pontas levando as duas extremidades ao centro do triângulo.
4° Passo: Faça o caminho inverso, dobrando mais uma vez as pontas, alinhando-as com a borda externa, conforme na imagem abaixo:
5° Passo: Abra a última dobradura que você fez, como se estivesse desfazendo a dobra central. Faça isso dos dois lados como a foto abaixo:
6° Passo: Dobre as duas pontas que sobraram.
7° Passo: Dobre novamente as pontas para dentro da pétala, seguindo a marca da dobra anterior.
8° Passo: Una as duas extremidades. Sem apertar para não marcar a pétala. Passe cola quente e sua primeira pétala estará pronta.
9° Passo: Repita todos os passos acima. Para cada flor você irá precisar de 5 pétalas dessa.
10° Passo: Una as cinco pétalas ao palito de dente, colando uma pétala ao lado da outra conforme a imagem abaixo, formando uma flor.
Faça isso com todas as flores.
11° Passo: Pegue a bola de isopor e coloque o palito de churrasco para fazer o cabo do buquê (para que ele fique mais grosso, coloque vários palitos um do lado do outro). Depois é só encapar com a fita de cetim. Encaixe as florzinhas na bola de isopor bem juntinhas uma da outra, para não aparecer o fundo, até completar todo o buquê.
12° Passo: Para dar o acabamento eu utilizei um disco de papel e fui colando a renda de maneira que ela ficasse franzida, como na imagem abaixo:
Prontinho!!! Viram como é fácil?!
Além do buquê, você também pode usar essas flores na decoração do seu chá ou casamento, colocando em vidrinhos, como arranjos de mesas, fazendo móbiles e pendurando aqui ou ali… Enfim, dá para surpreender os convidados com essas lindezas!!
Separei algumas inspirações de cores e formas de usar as flores de origami. Vejam…
Na decoração:
{Imagens via Pinterest, Web}
Produção: Detalhes de Noiva
Fotos passo a passo: Detalhes de Noiva