fbpx

{Dicas úteis} Guia completo de músicas para a entrada da noiva

Noiva do Dia – Blog de casamentos cheios de amor com dicas, inspirações e fornecedores de confiança para o seu grande dia.

Eu sempre falo por aqui que muito mais importante do que seguir uma tendência é seguir o que o seu coração diz. A moda vem e vai. O que hoje está em alta, amanhã estará em baixa, por isso tome decisões que te façam feliz e personalize o seu casamento. São as escolhas que farão com que o seu grande dia seja diferente do das amigas, das primas, da sua irmã.

A música é uma dessas formas de contar a sua história nesse dia tão especial. A mais ou menos um mês atrás falamos por aqui sobre como escolher a música da primeira dança dos noivos. Hoje eu convidei a Soncietà para dar sugestões de música para a entrada da noiva!

Como sempre gosto de compartilhar por aqui um pedacinho do meu grande dia, digo para vocês que fui uma noiva que não entrou com a tradicional Marcha Nupcial. Entrei com uma música que toda vez que ouvia na rádio, ou no YouTube, ou no Spotify, começava a chorar. Uma música que até hoje toca o meu coração e com uma letra tão linda que eu não conseguia segurar a emoção! Chama-se Feel’s Like Home, da Chantal Kreviazuk. E eu não poderia ter escolhido outra música! Resultado? Acho que fui a noiva que mais chorou na história dos casamentos, e foi inesquecível!

Uma das características da Soncietà é que eles prestam consultoria musical para os noivos, para que cada música escolhida tenha um significado muito especial. Nesse post vocês encontram um Guia Musical, com 36 sugestões de músicas para a entrada da noiva, com comentários de quem mais entende do assunto!

Esta é uma das principais dúvidas de 7 entre 10 noivas que recebo no meu escritório até hoje: entrar na cerimônia com uma marcha nupcial ou outra música? Manter o tradicional ou inovar?

Parto do princípio que temos que analisar vários quesitos antes de tomarmos essa decisão, devendo ser considerados alguns detalhes como o gosto pessoal dos noivos, quais instrumentos serão utilizados, qual horário e local do casamento. Igreja? Casa? Salão de festa? Praia?

Depois que esses detalhes forem considerados, podemos começar a pensar em algumas possibilidades, caso a marcha nupcial não seja a primeira opção. Ao longo deste texto, colocarei alguns exemplos das músicas que serão citadas, das quais já usamos com clientes Soncietà, sendo alguns vídeos autorais e outros não.

Existem duas Marchas Nupciais mais populares, que são as mais usadas, de dois compositores diferentes, ambos alemães: Mendelssohn e Wagner. A do Mendelssohn, é o mais tocada até hoje, que faz parte da peça Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare e, a de Wagner, faz parte do coro nupcial da ópera Lohengrin. Vejamos dois exemplos da marcha do Mendelssohn, sendo a primeira com orquestra e com o anúncio (antes da noiva), a famosa “clarinada”, e a segunda, sendo mais simples, apenas com um quarteto de cordas.

Versão orquestra

Versão quarteto de Cordas

A segunda mais utilizada, a marcha nupcial do Wagner será também exemplificada com duas versões diferentes: a primeira com Coro e Orquestra e a segunda, apenas um quarteto de Cordas. Gosto muito dessa música nos casamentos durante o dia, pois é uma música mais suave, combina mais com um estilo leve.

Versão orquestra

Versão quarteto de Cordas

Mas você ainda está em dúvida… não quero entrar com nenhuma marcha! Qual música escolher? Considerando isso, escolhi mais de 30 músicas que servem de sugestão para este grande momento, das quais podem ser apresentadas em versões instrumentais ou também podem ser cantadas.

Podemos seguir várias linhas de estilo musical, porém precisamos considerar alguns detalhes. Acredito que o mais importante é que a música seja ROMÂNTICA. O momento da entrada da noiva é, sem dúvida, o mais esperado por todos e dependendo do que for escolhido, corremos o risco de perder esse momento tão emocionante. Não podemos esquecer também a letra da música, para que não seja tocada nem cantada inapropriado.

Ainda seguindo a linha mais clássica, se o casamento for católico, pode ser usado uma Ave Maria. Das muitas existentes, vou pegar apensas as duas mais utilizadas:

Gounod/Bach

Schubert

Que tal usar outros compositores clássicos ou arranjos mais modernos com idéias clássicas?

Canon (Pachelbell)

Bachianas Brasilieras No 5.

 

Beethoven’s 5 Secret

Outra possibilidade ótima é seguir a linha da música popular brasileira. Esta primeira opção na verdade não é música popular brasileira, mas quem fez a letra foi o Flávio Venturini, então resolvi encaixar nessa sessão.

Céu de Santo Amaro

Minha Namorada

Case-se Comigo

Todo Azul do Mar

Pensar em Você

Continuando, e se usarmos uma música internacional? Aqui darei sugestões de músicas modernas e outras, diria um estilo mais retro, para aumentarmos nossas possibilidades.

Unchained Melody

Heaven

When I Fall In Love

All Of Me

93 Million Miles

Only and One

How Long Will I Love You

I Wont Give Up

Photograph

Thinking out Loud

Your Song

With to Without You

Yellow

I Don’t Wanna Miss a Thing

E se o sonho da sua vida for entrar com a trilha sonora de algum filme que fez parte da sua vida?

Orgulho e Preconceito

De Volta para o Futuro

Braveheart Theme Song

Cinema Paradiso

Hymn a l’amour

Agora se você ainda não se imaginou entrando com nenhuma desses exemplos, porque você é uma noiva muito animada e acha tudo um pouco melancólico e triste e decide entrar com algo um pouco mais alegre. Relembro que as músicas alegres devem ser um pouco mais contidas, para não perdermos a magia do momento.

Just The Way You Are

Elephant Gun

Cry (esta, apesar deste nome, ao longo da música vai ficando mais animada)

Espero que esse breve texto tenha esclarecido um pouco a sua dúvida sobre este momento tão importante! Você não precisa nem deve ficar presa apenas esses poucos exemplos. Falo para todos os meus clientes que a música tem que ser MARCANTE. Seja tradicional, moderna, retrô ou clássica. Ao escutar a música escolhida, você precisa imaginar a cena (de preferência de olhos fechados), tentando sentir o momento. Sendo assim, você deixará todos os seus convidados no mesmo clima de emoção e sua música tornará a sua entrada inesquecível!


Gostaram? Esse post merece ser compartilhado com todas as amigas que vão casar e ainda não decidiram a música da entrada, não acham!? 🙂

Aqui também vai um agradecimento especial ao Daniel e à Soncietà por este super Guia Musical. Quem vai casar em Brasília e ainda não contratou o fornecedor de música do casamento, aqui fica nossa dica! Acesse o portfólio da Soncietà no Guia de Fornecedores do blog, entre em contato, e surpreenda-se com esse grande profissional!

 

 

 

Decoração Bohochic ao ar livre
Dicas para um chá de bebê econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias