fbpx

{Dicas Úteis} Como criar um mood board para o casamento

Noiva do Dia – Blog de casamento cheio de amor com dicas, inspirações e fornecedores de confiança para o seu grande dia.

 

Nossa categoria “Faça Você Mesma” ou DIY é uma das mais procuradas aqui no blog. Em poucos passos, com itens fáceis de encontrar no mercado, é possível deixar o casamento ainda mais pessoal, handmade e criativo.

Hoje vou compartilhar dois DIYs que vão mudar a perspectiva de vocês quanto aos preparativos do casamento. Vai ajudar a clarear as ideias, vai dar novas perspectivas, facilitar (muito) a tomada de decisões e, principalmente, vai ajudar a organizar as referências que vocês possam ter espalhadas aí no computador ou no celular!

O melhor?! O tutorial de hoje é totalmente gratuito!

Vou ensinar a fazer um mood board para o seu casamento.

Bom, um mood bord pode ser feito de diversas formas. Aqui eu vou mostrar as duas formas que mais utilizo para inspirar os conteúdos do blog e meus projetos pessoais.

O que é um mood board

Um mood board, ou no nosso caso, um painel de inspirações de casamento, é uma ferramenta que vai comunicar visualmente uma ideia, um conceito.

Lá você colocará suas maiores referências e o que te inspira. Não significa que você precisará ter uma decoração igual, um buquê igual ou o mesmo vestido que está no seu board, mas que aquelas imagens que estão lá representam a ideia do seu casamento, a visão do que você imagina para o seu grande dia, de como você quer se sentir.

Porque você precisa de um mood board?

Bom, esse painel vai te ajudar em duas coisas ao longo dos preparativos.

A primeira delas é te guiar na tomada de decisões. Sim, aquela decoração que você viu no instagram é fabulosa, mas será que ela realmente se encaixa na essência e no estilo do seu dia? O mood board vai te ajudar a se manter fiel no seu estilo quando novas ideias te seduzirem!

A segunda, é comunicar a sua visão para os fornecedores. Eles sempre me contam que a maioria das noivas aparecem com uma enxurrada de fotos salvas no celular e as vezes é bastante difícil entender o conceito, organizar as ideias e executá-las.

Com o mood board eles vão compreender exatamente o que você imagina para o seu grande dia e ficará bem mais fácil de trabalhar para te impressionar. É um ganha-ganha para todos!

Para criar o mood board do seu casamento você vai precisar de:

  1. Tempo;
  2. Uma ideia de como você imagina o grande dia. Pense em locais, estilo, horário do casamento, cores, estampa, sentimentos, detalhes grandes e pequenos;
  3. Imagens.

Existem dois lugares maravilhosos onde você pode criar seus mood boards, inclusive é onde crio os meus, e o melhor é que exige ‘zero conhecimento’ em edição de imagens: Pinterest e Instagram!

1. Mood board no Pinterest

Como vocês já sabem, temos uma conta linda e cheia de referências no Pinterest. Você pode começar sua busca por inspirações lá.

Se você ainda não tem uma conta no Pinterest, clique aqui e já aproveita para seguir o blog. Assim você recebe uma notificação sempre que a gente publicar algo novo.

No seu perfil, clique em “criar pasta”, depois em “criar”.

Você pode deixar sua pasta secreta, de modo que só você terá acesso ao conteúdo. Se preferir, faça isso até seu mood board ficar redondinho. A qualquer momento você pode deixar público novamente. 🙂

Agora que você já tem um cantinho especial, tá na hora de começar a preenchê-lo com fotos. No Pinterest a gente chama de “pinar”. Sempre que você encontrar uma foto que tenha a ver com o design do seu grande dia, basta clicar no botão de “pin” (em inglês) ou “salvar” (em português). Depois você adiciona uma descrição, seleciona a pasta do seu mood board, e pronto!

mood board casamento pinterest noiva do dia

Outro detalhe bacana é que você não precisa pinar apenas fotos de casamento. Lembra que além de um conceito, o mood board também é um sentimento? Então pode pensar fora da caixinha! Coisas como estampas, tecidos, ambientes, são super válidos!

Para compartilhar seu mood board com seus fornecedores, é só clicar no “+” ao lado da sua foto na pasta. Se o fornecedor já tiver um perfil no Pinterest, basta informar o nome do perfil, se não, informe o email e clique em “convidar”!

2. Mood board no Instagram

Agora que o Instagram adicionou a função de salvar posts e criar coleções facilitou muuuuito a vida das noivas que passam horas e horas durante a semana buscando fornecedores e referências por lá.

Eu sou dessas, fico com enxaqueca porque não sei a hora de parar! Stalkeio perfis por horas a fio até encontrar a foto perfeita para compartilhar com vocês no @noivadodiaoficial (#migasualouca). Aliás, esse é um excelente ponto de partida! No nosso perfil temos mais de 5.800 fotos publicadas com referências a fornecedores. Se ainda não nos segue, clica lá em seguir e já aproveita para ativar as notificações. Dessa forma, seu celular te avisará sempre que tiver uma foto nova do Noiva do Dia!

Assim como no Pinterest, você também precisará ter uma conta no Instagram para criar seu mood board. Caso ainda não tenha, clique aqui.

Para criar seu mood board no instagram vá até o seu perfil, em seguida clique no ícone da bandeirinha (fica logo acima da imagem da esquerda, da primeira fileira), depois no “+” e nomeie sua pasta. No Instagram as pastas são chamadas de “coleções”. Sempre que quiser adicionar alguma foto, basta clicar no símbolo da bandeirinha abaixo da imagem e segurar um tempinho, depois é só escolher a coleção do seu mood board.

mood board casamento instagram noiva do dia

 

Já fiz vários mood boards para o blog. Alguns deles vocês conferem no post “8 tendências em vestido de noiva que você vai amar!’, ‘Bolo de casamento – Bolo espatulado‘ e ‘Conheça a cor que vai bombar nos casamentos em 2018: Ultra Violet‘.

Com essas dicas vocês também podem criar outras pastinhas para o buquê, o vestido, a decoração, a papelaria e muito mais! Espero que tenham gostado das dicas.

 

Confira também:

Faça você mesma: Como fazer o buquê de noiva em apenas 5 passos

DIY | Faça Você Mesma: Suporte Para Bolo e Docinhos

 

Casamento de dia ao ar livre: Roberta e Fernando
Tudo sobre Daminha de Honra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias