Essa pergunta parece ter uma resposta tão simples, mas tem tantas variáveis que resolvi fazer um post para explicar melhor essa incógnita.
Normalmente não indicamos que tipo de traje deve ser usado, no convite de casamento, pois consideramos que os convidados terão bom senso de se vestir adequadamente. Vamos entender como adequado os trajes sociais, vestidos longos ou longuetes, saias, sapatos ou sandálias com algum salto.. Nada de calça jeans, chinelos, camisetas ou vestidos coladinhos e curtinhos. Elegância acima de tudo. Essa seria uma “fórmula genérica” de como se vestir para ir a um casamento, em qualquer modalidade (tradicional, informal, civil).
Vamos também ser justos e considerar o outro lado da questão. Nós como noivas e noivos não podemos exigir que o nosso convidado mais humilde vá “a rigor”, se sabemos que ele não pode comprar ou alugar um traje. Já será de bom tamanho se ele usar uma camisa polo, ou camisa social, mesmo que sem gravata. Se for mulher, uma calça e camisa social já estão de ótimo tamanho, caso não seja possível usar vestido. Certamente esses convidados estarão fazendo o seu melhor para poder vivenciar a alegria do grande dia com vocês 😉
Se você acha que seus convidados tem esse “bom senso”, não haverá necessidade de explicar isso no convite. Agora, se você não tem tanta certeza, melhor colocar sim, a menos que você não se importe com os convidados “desligados”. (Não disse que o post teria várias respostas) ?
Trajes como Black-tie e Rigor, devem ser indicados apenas para casamentos noturnos e tradicionais (bem tradicionais). Brilhos, longos, jóias estão no figurino. Para os homens, ternos completos e sapato.
Para casamentos informais como praias, sítios, ou até festas temáticas, que poderão gerar dúvidas aos convidados, você poderá explicar pessoalmente no momento da entrega do convite. Pois em um casamento na praia, não faz sentido salto alto , não é mesmo?