fbpx
Como escolher o bouquet perfeito!

Como escolher o bouquet perfeito!

 

Acreditem ou não, os primeiros bouquets de Noiva não eram compostos por flores, mas de ramos de ervas e dentes de alho. Isto porque, ainda na Roma Antiga, acreditava-se que as ervas possuíam alguns “poderes” e ao usá-las no casamento, elas trariam bons fluídos, fertilidade e a certeza de uma união duradoura.

O tempo passou e as flores foram ganhando espaço nos bouquets. Mesmo assim, as Noivas que mantinham suas crenças, escondiam ervas em meio às flores, acrescentando ao ramalhete, por exemplo, ramos de arruda para espantar o mau olhado, ou ainda, ramos de alecrim para atrair a boa sorte.

 

Hoje, os bouquets possuem mais a função de complementar a beleza da Noiva, com seus diferentes formatos, estilos e cores. Para fazer a escolha certa, vamos listar algumas dicas PRECIOSAS:

01) Escolha seu bouquet com, pelo menos, dois meses de antecedência do dia do evento. Neste período, o estilo da festa, a decoração e o seu vestido já devem estar escolhidos e você vai estar mais segura da sua opinião final.

02) O bouquet da Noiva deve ser único! Assim, não pode combinar nem com as cores, nem com as flores da decoração. Somente a flor da lapela do Noivo pode combinar com as flores do bouquet.

03) A maior dica para economizar é usar as flores nobres da estação: elas estão mais frescas e estão disponíveis em maior quantidade.

04) Ao escolher as flores, tome cuidado com o horário da cerimônia e a estação do ano. Flores frágeis murcham rápido e perdem a vitalidade com muito calor.

05) Algumas flores possuem um aroma muito forte. Como você vai estar em contato com o bouquet por muito tempo, opte por flores com aromas mais suaves.

06) Peça ajuda do seu florista e da sua estilista para definir o melhor modelo de bouquet para você. Bouquets redondos, por exemplo, ficam perfeitos em Noivas de baixa estatura, enquanto que os de modelo cascata, ficam melhores em Noivas mais altas. Não esqueça de levar uma foto do vestido e uma amostra das cores que serão usadas na decoração da igreja e recepção para o florista, ele precisa entender exatamente quais são suas expectativas.

07) O bouquet deve SEMPRE estar harmonizado com o vestido de Noiva, ou seja, quanto mais volumoso e bordado for o vestido, mais discreto deve ser o bouquet.

08) Cuidado para não exagerar no tamanho do bouquet! O bouquet deve ser carregado junto ao corpo, mais ou menos na altura do umbigo. Nunca deve ser afastado do seu corpo! Assim, se ele for muito pesado, você vai acabar cansando de segurá-lo e as fotos não vão ficar bonitas.

09) O cabo do bouquet não deve aparecer. Deve ser coberto com o tecido do vestido ou uma fita de cetim ou gorgurão. Pode ser arrematado com um relicário ou broche da família, como toque final.

10) Se quiser agradar a maior quantidade de amigas solteiras, divida o bouquet em mini-bouquets, atados por uma fita só. Ao retirá-la, o bouquet divide-se no ar, fazendo a alegria das convidadas.

 

O formato do bouquet é muito importante para harmonizar o look da Noiva. Escolha o que mais lhe favorece:

  • Redondo – Este é o formato mais romântico, é também o mais usado e tradicional. Pode ser usado em qualquer horário de cerimônia. Fica ótimo em Noivas de baixa estatura. Costuma reunir flores largas, formando um círculo com cerca de 23 a 25 cm de diâmetro (cerca de 30 botões de rosa).
  • Cascata – É mais utilizado em cerimônias noturnas, mais formais. O bouquet é organizado no sentido vertical, como se fosse uma queda d’água. Favorece as Noivas plus size, pois alonga a silhueta. Também é o mais indicado para Noivas altas.
  • Miss – De formato alongado, utiliza flores de caule longo, amarradas por fitas e carregadas no antebraço da Noiva, sem encostar muito ao corpo. É indicado para quem deseja alongar a silhueta.
  • Nosegay – Pequeno bouquet, com flores variadas, mas de mesma cor, todas cortadas na mesma altura, com o caule bem pequeno. Pode ser atado com uma fita delicada ou colocado em um cone de prata, como era usado nos tempos vitorianos.
  • Posy – Ideal para cerimônias informais, para Noivas de baixa estatura ou daminhas. Tem o mesmo formato do bouquet “nosegay”, mas utiliza flores menores.
  • Pomander – É uma circunferência de espuma, recoberta com botões de flores e suspenso por uma alça de fita. É mais utilizado para daminhas.
  • Preso à mão – Muito utilizado na atualidade, é um bouquet denso e irregular, que dá a impressão de terem colhido as flores naquele momento, somente amarrando com um único laço.

 

Algumas pessoas acreditam que as flores possuem significados. Isto pode, então, ajudá-la a escolher as flores que você irá usar no seu! Abaixo, seguem alguns exemplos:

 

Cravo branco: amor ardente

Cravo vermelho: amor vivo

Lírio: pureza

Margarida: inocência

Orquídea: beleza

Papoula: fertilidade

Rosa alaranjada: fascínio

Rosa amarela: felicidade

Rosa branca: paz

Rosa champagne: admiração

Rosa cor-de-rosa: carinho

Rosa vermelha: paixão

Tulipa vermelha: declaração de amor.

 

Atualmente, em sua versão mais moderninha, além das flores e ervas, os bouquets trazem sementes, algodão, pequenas frutinhas, folhagens, broches e até borboletinhas!

 

 

Elopement Wedding – Você sabe o que é?
Chá de Panela x Chá de Bar x Chá de Lingerie – Qual escolher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias