A primeira, conta que o Chá de Panela foi criado na Holanda, na Idade Média, quando um pobre moleiro apaixonou-se por uma rica donzela. O pai da noiva era contrário à união e retirou o dote da moça. Sensibilizados com a história, os amigos do casal se reuniram e compraram vários utensílios e móveis para eles.
Já a segunda versão, conta que a comemoração surgiu com o objetivo de ajudar noivas mais pobres a terem o seu dote. Visto que em séculos passados, o dote era uma condição fundamental para conseguir um noivo. Com o passar dos anos, o Chá de Panela se popularizou e se transformou em uma tradição nos casamentos. Nos dias atuais, a comemoração ganhou várias adaptações.
Chá Bar
Além do Chá de Panela, os noivos também podem optar por fazer um Chá Bar. “Originalmente, o Chá de Panela era específico para mulheres e pediam-se utensílios para cozinha e área de serviço. Em seguida surgiu o Chá Bar, uma espécie de despedida para os homens. Nele, somente o público masculino era reunido com o objetivo de angariar presente para bar, como coquetelaria, formas de gelo, abridor de garrafas e outros itens.
Chá de Barnela
Atualmente, os noivos também podem optar pelo Chá de Barnela, que é a junção das duas festas”, conta Flávia Paiva, Diretora Executiva do Portal de Eventos Eu Faço a Festa, empresa que integra o Grupo Casamento Prático.
No Chá de Barnela, participam os homens e as mulheres, e o casal de amigos presenteia os noivos com um presente único. E o período ideal para realizar a comemoração é faltando de 2 meses a 3 semanas do casamento. “Uma dica que sempre dou é conciliar a data com o recebimento dos convites. Assim, os noivos aproveitam o evento para distribuir os convites e minimizam o número de visitas que precisarão realizar para a entrega deles”, destaque Paiva.
Chá Patrícia e Bruno / Fotos Jaqueline Melo
Considerações
“O Chá de Panela, Chá Bar ou Chá de Barnela, são eventos para os amigos e parentes próximos do casal e tem consigo a característica de ser uma comemoração descontraída. Normalmente o chá é realizado na casa de um dos noivos ou no salão de festas do prédio de algum familiar. Outra opção, é reunir os amigos em um barzinho ou restaurante”, ressalta a idealizadora da Loja Eu Faço a Festa.
Os Chás de Casamento são sempre festas com caráter intimista e o planejamento na maioria das vezes envolve as madrinhas e a mãe da noiva. “Os noivos também se envolvem no processo, mas devem ficar de fora de algumas surpresas como as brincadeiras, o livro de receitas, álbum de fotos ou outro presente coletivo que irão receber. O planejamento para a festa deve ser relativamente simples para não tirar o foco do casamento ou acabar exigindo alta demanda financeira”, conta Flávia.
Chá da Rafga & Rafa / Fotos Jackelini Kil
Do virtual para o real
A compra de presentes pela internet é uma praticidade, mas para facilitar a vida dos convidados e garantir que o casal só ganhe o que realmente deseja, existe em Belo Horizonte o serviço de loja Eu Faço a Festa. Os noivos selecionam os produtos que desejam ganhar, a estrutura de uma loja é montada no dia da festa e as compras são realizadas no local. “Além de ser uma super praticidade, o serviço acaba virando um diferencial dentro da comemoração e os presentes comprados são devidamente embalados e já ficam disponíveis para os noivos ao final da comemoração”, ressalta Flávia Paiva, idealizadora do projeto.
E os presentes para os Chás de Casamento devem ser aqueles que auxiliarão os noivos no dia a dia em casa e que provavelmente eles não ganharão de casamento. Abridor de latas, espremedor de limão, funis, colher de pau, potes de plástico e vidro, entre outros, são os itens mais procurados para essas festas.
Veja também:
Dicas para fazer um Chá de Casamento
- Convide apenas as pessoas mais próximas, com as quais você se sente à vontade para brincar e ser você mesmo, que é o grande objetivo da comemoração.
- Converse com quem vai organizar as brincadeiras sobre o que vocês estão dispostos e quais tipos de prenda não gostariam. Para chá com a loja Eu Faço a Festa, as madrinhas ganham um guia especial com brincadeiras autênticas, divertidas e de bom gosto.
- Deixe seus convidados à vontade para escolher com o que desejam lhes presentear, para que isso não acabe virando empecilho de presença. Ainda com a loja, todos os produtos vão com etiqueta de preço e a escolha do item fica totalmente à critério de quem vai presentear.
- Seja grato. Gratidão nunca sai de moda. Anote tudo o que recebeu de cada convidado para não esquecer e agradeça especificamente por cada presente após a comemoração.