fbpx

Cerimônia de Casamento

Santiago-Reis-07
São tantos detalhes que envolvem um casamento que precisamos definir alguns itens que nem sabíamos que precisam de definição. Cerimônia de casamento é deles.
Sempre achei que toda cerimônia de casamento fosse igual e já houvesse um modelo pré definido a ser seguido, mas não é bem assim.
Conversei com Fredh Hoss da HV7 Cerimonial que me deu uma verdadeira aula sobre cerimoniais e cerimônias de casamento:

Qual o estilo de cerimônia que recomendam para um belo casamento?

Fredh Hoss: Do que é feito um belo casamento.
Saudamos os leitores que buscam aqui, ideias e orientações sobre cerimônias de casamento.
Ao longo do tempo em que atendemos noivos, mantivemos nossa curiosidade e renovamos sempre nossa perspectiva sobre a cerimônia ideal. Temos muitos anseios sobre esse momento do casamento e até aqui não nos contentamos com receitas, modelos, cópias, imitações, poesias emprestadas ou tradições comercializadas. Oferecer aos noivos uma receita pronta ou sugerir algo que não corresponda ao perfil de vida ou aos seus sonhos, não corresponde a nada diante da importância desta hora da verdade.

Cerimônia de Casamento-02
A cerimônia de casamento mais esperada por todos é aquela que nos demonstra que tipo de casal os noivos formam. A palestra pública mais eficaz e a celebração do matrimônio tem essa tipologia técnica, trata-se de uma palestra pública, deve inspirar as pessoas. Ali na assistência, desejamos validar nossos pensamentos sobre o assunto apresentado. Torcemos para encontrarmos ali correspondências aos nossos pensamentos e sentimentos. Somos rápidos em avaliar quanto há de novidade sobre o assunto. Enquanto ouvimos e analisamos o que vemos, nosso comportamento natural nos leva a fazer juízo.
Vivemos sob apenas dois tipos de sentimentos; os bons e os ruins. Por esta razão, se nos sentirmos desconfortáveis não haverá como prendermos nossa atenção ao que estará sendo dito. Somos impacientes quando já sabemos do que trata o assunto e irritadiços quando não concordamos ou não desejamos aquela repetição. Até o corpo padece diante desta situação, haverá sinais de fadiga no semblante dos convidados e burburinho por conversas paralelas.

Cerimônia de Casamento-03
Um belo casamento tem haver com a beleza dos noivos e não apenas o quanto enfeitaremos o ambiente. Quando entendemos o casal e podemos descrevê-los é possível visualizarmos até o tipo de ambiente o casal proporciona aos que os rodeiam. Com palavras descritivas pode-se visibilizar no imaginário um estilo que defina o casal. Um exemplo pode facilitar a compreensão desta técnica. Recentemente ouvi de uma noiva a seguinte declaração: “Gostaria de proporcionar aos nossos convidados algo que mostre a eles toda nossa felicidade”. Jovem de pouco mais de 20 anos, estatura baixa, loira de olhos claros. Vestimenta adequada à idade em “Collor block”. De gosto musical específico deseja que os clássicos do rock desenhem a sonoplastia da cerimônia.
Cuidando da “pompa e circunstância”, necessárias à ocasião da celebração do casamento. Provendo aos noivos a sequência, ideal a eles, dos ritos de entradas e procedimentos solenes e encontrando a ideia de texto que representará suas crenças, fé, estilo, pensamentos, valores, virtudes e tempo pessoal a cerimônia deverá retratar o mesmo estilo coloquial com o qual o casal se comporta. Lembre-se que, estilos são definições obtidas pelo entendimento do comportamento das pessoas, famílias, comunidades, sociedades, cidades e nações. Para cada qual destes meios há um estilo que é o comportamento aceito pela maioria e ensinado como ideal.
Sugerir um estilo sem a competência desta visão que deverá percorrer os dois mundos diferentes que serão representados é amadorismo e uma rota de colisão. Haverá conflitos sempre, mas atenuaremos suas implicações ao trazermos ao casal o que melhor das duas famílias poderão ver representarem neste momento de conclusão de tempo de mudanças dos dois, solteiros nunca mais. Deixarão as casas de seus pais, formarão um novo núcleo familiar, estão inseridos em uma comunidade em que os pais desconhecendo seus costumes não compreenderão. O casal principiará uma nova visão de mundo a seus futuros filhos e já estão concentrados no estilo que criaram ao compartilharem seus mundos.

Cerimônia de Casamento-04
Quais as passagens bíblicas mais citadas e quais alternativas para quem não deseja passagens bíblicas?

Fredh Hoss: Como a maioria das pessoas possuem formação que mesmo não praticada é conhecedora do Cristianismo é comum desejarem algumas palavras desta fé. Ainda que para o agrado maior de alguns parentais em geral admitem a citação de algumas passagens bíblicas. Se o celebrante é um religioso que representa também a fé do casal ele é o mais indicado para sugerir quais passagens serão oportunas. Talvez não sejam passagens da Bíblia nem de qualquer livro sagrado. De qualquer forma avaliem se é esta marca de citação que estará em harmonia com o estilo encontrado.
As citações poderão ser referenciais como no cancioneiro popular onde a música di: “Ainda que eu falasse a língua dos homens, Que eu falasse a língua dos anjos, Sem amor de nada seria…” Certamente cantarolou agora esta passagem do livro de 1 Coríntios Cap. 13.
Demonstrando a honra do casamento se pode citar Efésios 5:22, 23 que traça um paralelo da responsabilidade de proteger que o casamento traz. Lembre-se é ao líder imputada a culpa pelo risco que se corre. Aqui se trata do risco de vida, necessidade de preservação. Portanto salvemos primeiro as mulheres. Não é mesmo assim que se grita sobre um navio que afunda. Triste é ver religiosos machistas usarem como viés de subjugação este conselho. Para dizer ainda da honra do casamento Hebreus 13:4. Para estimular que não pensem em separação 1 Coríntios 7:10-16.

Cerimônia de Casamento-05
Seria então um discurso sobre a Bíblia o que os noivos buscaram? Um discurso contendo demonstração de respeito à palavra de Deus muitas vezes e mesmo dentro de Igrejas onde a pregação é sobre dogmas e não há necessário apego a representar os noivos, citam apenas uma passagem Bíblica em forma de leitura. O discurso tenta mais validar a instituição religiosa como provedora de proteção ao casamento do que validar o casal como guardiões deles mesmo.
Veja agora um discurso para demonstrar que é possível inspirar os convidados sobre o assunto sem a pieguice da pregação de paradigmas religiosos.
“Sejam bem vindos”.
A todos e a todas… Nossos desejos que usufruam parte daquilo que vivenciam os noivos que hoje compartilham conosco suas emoções sobre o próprio casamento. Desde que ouvimos falar sobre estarem juntos em namoro, noivado e hoje irem para o casamento, muito nos alegraram, pois confiamos na fé que depositam em formarem uma nova família ao se entregarem como marido e esposa.
Que caminhem com autoridade sobre seus planos e se lembrem das motivações que os fizeram se moverem para esta conclusão. Que andem dignamente para se agradar do agrado que farão àquele que os provê a bênção maior; nosso abençoador Deus. Pedimos que se esforcem para aprenderem a dar um ao outro a boa convivência, com boa vontade e sabedoria. Terão compreensão e sabedoria sobre o quanto se alargarão para darem espaços em si mesmos para a presença do outro. O alcance de tal poder é comprovável em conversas que podem tecer com aqueles que preservam seus relacionamentos maritais.
Abrem mão de vossas personalidades de solteiros para encontrarem em união uma participação comum. Dominem vossos corações para que não encontrem arrependimento, pois não se entregam como metades, foram feitos inteiros e assim se entregam para um encaixe que mesmo imperfeito lhes darão a sensação necessária de segurança. Será melhor estarem em dois, pois ao que está só é dado o açoite do frio e da solidão. Permaneçam despertos e encontrem em cada manhã a jovialidade da relação. Este sentimento de renovação possível quando o diálogo os descarregará de mágoas construídas no imaginário, onde também alimentamos frustrações. Falem sempre com graça um ao outro e não se deixem ir dormir brigados.

Cerimônia de Casamento-05
Há esta disposição de namoro e noivado de um amor em constante construção. Uma verdade que não deve ser perdida. Revistam-se da confiança que possuem um no outro, esta será uma armadura de combate. Revistam-se do Crer em Deus como maior protetor ajudando um a dar ao outro o porto seguro da relação. Estas são ferramentas que produzem amor, pois é o perfeito vínculo de união. Agora permanecem a fé, a esperança e o amor. Destes três, o mais importante, é o amor. O amor como resultado e não como objetivo.
Repitam incansavelmente seus votos, vossas promessas de casados. Justifiquem o entendimento que dão aos vossos anéis de casamento. Esta é a verdadeira aliança matrimonial, cumprirem vossos comprometimentos. Acaso lhes faltem inspirações lembrem-se disso que pediram: “Coloque-me como selo sobre o teu coração. Coloque-me como selo sobre tua mão esquerda. Faço isso porque meu amor por ti é mais forte que a própria morte. É minha insistência em devoção exclusiva e ninguém pode nos esfriar desse amor”.
Aos noivos nossos desejos de felicidade, prosperidade e paz. Que repitam esta celebração a cada ano, época de necessárias lembranças deste dia em que nos colocam em comunhão e felicidade.

Esta é apenas uma maneira de escrever sobre noivos. Aqui nos baseamos na inspiração que nos dá a nossa noiva Collor Block.

Cerimônia de Casamento-06
Seja qual for seu estilo pessoal ou o estilo final que encontrará para celebrar seus ritos de passagens de vida, encontre o celebrante que acima de tudo repeitará a personalidade que exige o momento. Somos nós que imprimimos nosso estilo e personificamos cada momento de nossas vidas. Não deleguemos esta representação a quem não saiba nos representar. Estudamos constante e profundamente este assunto, celebrações. Tudo que fazemos é para dar a você a oportunidade de construir lembranças felizes mais robustas e embasadas. Afinal um belo casamento só é possível casando a beleza com a felicidade. Conte conosco.
Enxergamos apenas aquilo que desejamos e com muito esforço aquilo que somos naturalmente capazes de ver. É compreensível o ceticismo diante do desconhecido. E nos surpreendemos quando vemos algo funcionar apenas como deveria. Somos enredados desde o nascimento pelo conveniente àqueles que nos protegem. Em geral até gostamos de nos ver protegidos pelas armas que nos são dadas, até mesmo quando nos mandam fazer o que dita a ordem e não o que fazem os mandantes.

Fredh Hoss | HV7 Cerimonial
Treinamentos e Eventos
www.hv7cerimonial.com.br
fredh@hv7cerimonial.com.br

Fotos: Santiago Reis

Convite de Casamento Moderno
Casamento Tiago Leifert – O brilho de duas Noivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias