fbpx

Ansiedade pré-casamento e o ganho de peso.


controlar-ansiedade-casamento

Você é uma Noivinha ansiosa? Acredite, suas alterações de humor podem acabar influenciando a balança, e consequentemente, o caimento do seu vestido de Noiva.

Mas existe uma explicação! A ansiedade “engorda”, pois ao sentir-se ansioso, o corpo libera maiores quantidades dos hormônios adrenalina e cortisol, o que resulta no aumento do acúmulo de gordura na barriga, e ainda, diminui o volume dos músculos, fazendo com que o indivíduo pareça estar ainda mais gordinho.

Uma outra situação que pode resultar no ganho de peso, é que ao sentir ansiedade, acabamos aumentando o consumo de alimentos calóricos, ricos em açúcar ou em gordura. Ao ficar ansioso, o cérebro faz com que haja um aumento do apetite para estes tipos de alimentos, como uma forma rápida de BUSCAR PRAZER, o que até funciona a curto prazo, mas depois, é comum sentir culpa, ou ainda, desejar mais desses alimentos, para mais alguns períodos de prazer.

Vocês sabem quais são os principais SINAIS de aumento de peso relacionados ao stress e ansiedade? Maior concentração de gordura na barriga, coxas e braços; uma vontade de comer MAIOR que a real fome, e ainda, uma fome compulsiva, principalmente à noite.

Algumas DICAS preciosas para VENCER o problema:

1. Faça orações (meditação, reflexão)
Você pode até ser incrédulo ou achar que isto é besteira… mas estudos científicos atestam que pessoas que rezam e conversam com Deus, são mais felizes e saudáveis dos que as que não rezam. Por isso, entregue os problemas e aflições a Deus. Ele é o único que pode resolver qualquer situação ou nos consolar seu Espírito. Confie, vai dar tudo certo!

2. Aprenda a relaxar
Realize atividades que te dão prazer, como ler um livro ou uma revista, fugindo do tema casamento. Tente achar uma atividade que o faça desligar do mundo!

3. Troque o supermercado pela feira
Vá ao supermercado somente para comprar os produtos de limpeza que a sua casa precisa. Em contrapartida, vá mais à feira e compre alimentos frescos.

4. Troque os doces açucarados por frutas secas
Na vontade LOUCA por doce, coma banana passa, damascos, ameixa seca ou tâmaras secas. Elas são bem docinhas e enganam perfeitamente nosso cérebro. Limite a quantidade para uma pequena porção de 1 ou 2. Você vai ver como já resolve!

5. Pratique uma atividade física
A atividade física libera hormônios que nos acalmam, como a endromina, e depois, a serotonina. Não preciso dizer mais nada, não é? Procure uma atividade física que você goste de fazer. Só 30 min diários já são suficientes.

6. Não passe vontade
Se você é daquelas que passa o dia INTEIRO com vontade de comer alguma coisa, como chocolate, por exemplo. Resiste durante o  o dia inteiro e quando chega em casa, troca o jantar por uma barra de chocolate??? Então, faça um favor a si mesma: coma o bendito chocolate!!! Coma 1 pedacinho quando der vontade… 30g de chocolate amargo resolvem o problema da vontade de doce. E quando chegar a noite, a vontade já não vai mais existir!

A MAIOR dica é curtir a fase de preparação do casamento. Ela é intensa, mas NÃO VOLTA, e quanto melhor você lidar com os compromissos e contratempos, melhores lembranças ficarão do percurso. Não é mesmo?

Há alguns outros sentimentos que nos fazem comer mais, por exemplo, a melancolia e a braveza, que deixam as guloseimas muito mais atrativas. É ou não é? Você briga com um dos fornecedores do casamento, desliga o telefone e “ataca” uma barra de chocolate. Quer saber por quê?

* Tristeza
Indivíduos nesse estado (de nervos!) tendem a se focar no presente. Eles se lembram mais do sabor de um doce do que de todas as suas calorias, que são capazes de inflar a barriga amanhã ou depois.

* Irritação
O problema, aqui, são os petiscos. O nervosismo, muitas vezes, nos faz agir sem refletir. Aí, aquele salgadinho em cima da mesa é devorado inconscientemente. E quando você perceber, o pacote acabou!

E como o humor pode influenciar no seu peso?

O especialista em psicologia alimentar Brian Wansink, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, coordenou recentemente quatro pesquisas que visavam definir o impacto de um estado de espírito negativo no cardápio. “Notamos que, embora a quantidade TOTAL de comida ingerida não seja afetada pelo humor, sujeitos tristes tendem a escolher mais porcarias”, conta. Por outro lado, o simples ato de pensar em algo bacana que tenha ocorrido naquele dia, fez os voluntários optarem por itens mais saudáveis e menos calóricos. Assim, pratique os pensamentos FELIZES!

As Noivas estão em uma fase MUITO FELIZ, CLARO, mas com muitos outros sentimentos à flor da pele.  Mas, é preciso manter a calma, já que a balança não é o lugar certo para deixar isto transparecer. Que tal uma aula de Body Combat na academia não seja uma opção melhor?!?!

Vídeo | Respirei e Casei: Convite do Casamento da Leitora Daiana e Júlio
Jéssica & Tiago.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias