fbpx

10 Formas de Inovar no Cortejo do Casamento


Como prometido no post O Protocolo da Cerimônia de Casamento, nesse post traremos 10 formas de inovar no cortejo do casamento. Ele Foi escrito a quatro mãos! Sim, eu e a Mira nos reunimos e pensamos muitas formas de “fugir do protocolo” para compartilhar com você, de maneira que possamos ajudá-la a resolver possíveis “problemas”, esclarecer dúvidas e fazer diferente, surpreendendo seus convidados. Tenho certeza que encontrará boas ideias nesse post!

1. Acomode os Convidados de uma forma diferente!

Os convidados podem ficar à vontade e escolher o lugar que melhor lhes agrade para assistirem à cerimônia, com exceção de bancos demarcados e/ou reservados.

Em cerimônias que acontecem no mesmo ambiente da festa, é comum os convidados se sentarem em suas mesas e assistirem a cerimônia dali. A dica é montar o mapa do casamento de forma que todos os convidados tenham uma boa visão da cerimônia, que é a parte mais importante do casamento.

Outra ideia, é fugir um pouquinho do formato tradicional de organização das cadeiras e optar por arranjos mais livres, como todos em pé (para cerimônias rápidas), sentados em forma circular ou espiral, ou usando combinações de bancos, cadeiras, sofás, etc. Novos arranjos são comuns em casamentos que acontecem fora de uma ambiente tradicional como um templo, e são muito comuns em mini-weddings ou casamentos que acontecem em residências.

Leia o post: Casar em Casa é Chic!

2. Esqueça a rigidez dos Casais de Padrinhos!

Não é necessário que os padrinhos sejam casais de homem e mulher, ou mesmo que tenham números iguais deles para cada lado do altar. Outra opção consiste em posicionar as mulheres de um lado e os homens do outro. Você pode até mesmo não ter padrinhos. Se a ideia é inovar no cortejo do casamento, nessa hora que vocês tem mais liberdade!

Demoiselles do casamento da Karina e do Felipe. Clique para ler sobre esse Casamento!

 3. Inclua a entrada da Bíblia ou de algum símbolo religioso

Em casamentos cristãos, é comum incluirmos a entrada da Bíblia antes da entrada dos pais, para lembrar que Deus vem em primeiro lugar. Ela pode ser levada por uma criança, por uma pessoa especial que seja exemplo para os noivos ou pelo celebrante. A foto abaixo, do casamento da Livia e do Fábio, mostra uma variação da entrada da Bíblia. Nesse caso, uma daminha entrou com a Bíblia e as alianças no momento da entrada das Alianças. É comum escolherem ainda a passagem em que a Bíblia estará aberta.

4. Diga não a troca de casais!

Uma opção que eu gosto muito de usar nas cerimônias que organizo é fazer a entrada  dos dois casais de pais no início da cerimônia. Depois, a mãe do noivo e o pai da noiva retornam pela lateral para entrarem com o noivo e com a noiva, respectivamente. Nesse caso, o noivo deve entrar após os padrinhos e antes das crianças.

5. Evite constrangimentos familiares

Essas variações na entrada dos pais ajudam muito a não causar possíveis constrangimentos familiares, caso os pais sejam separados ou mesmo casados novamente. A mãe da noiva pode entrar com o marido atual em vez de com o pai do noivo. Na saída do cortejo ela não necessitará, obrigatoriamente, de sair a lado de seu ex marido. Para evitar que esse saia sozinho, podemos posicionar uma companhia para a saída nos primeiros bancos. Ela não participa do cortejo de entrada (a não ser que use a técnica do item 4), mas participa dos cumprimentos e da saída. O mesmo pode acontecer com o pai do noivo.
Se caso algum pai ou mãe tenha falecido, ou ambos, você pode escolher outros familiares ou amigos próximos para representa-los.

6. Entre com ambos os pais

O Noivo e/ou a noiva podem entrar com ambos os pais, mas, se esta for sua escolha lembre-se de verificar se a largura da nave (corredor central onde todos caminham em direção ao altar) é suficiente.
Ele também pode entrar com o uma irmã, irmão, ou mesmo sozinho. Outra opção é não entrar, dessa forma, no início da cerimônia ele já fica posicionado em seu lugar no altar.

7. Entrem com os Filhos se já forem Mãe e Pai

Acho tão bonito quando os filhos levam os pais ao altar!

Esse gesto é mais comum em segundos casamentos, e é um símbolo de aceitação e formação de uma nova família ampliada. Afinal, se você está se casando com uma pessoa que já tem filhos, você está praticamente aceitando os filhos dela como seu também, e ela, aceitando os seus filhos como dela. É o tipo caso “Os seus, os meus e os nossos”!

Foto: Topo de Bolo do Atelier Criativarts

Vale lembrar que não importa a idade dos filhos, mesmo que sejam crianças pequenas, podem entrar acompanhando os pais e não apenas como damas ou pajens.

8. Crianças? Tudo bem não ter!

Muitas vezes os casais não tem crianças próximas. Tudo bem! Vocês podem pedir para um adulto muito especial, ou quem sabe um pet, fazer os “trabalhos” das crianças (como jogar flores e levar as alianças). Imagine como seria legal se o amigo ou amiga que foi o cupido da relação entrasse com as alianças e uma irmã da noiva entrasse como dama de honra. Outra opção, é simplesmente pular essa parte. As alianças  já podem estar no bolso do paletó do noivo ou de um padrinho especial.

9. Faça a Entrada das Alianças de um jeito diferente

A entrada das alianças pode ser feita pelos avós do casal, o pet de estimação, uma criança próxima, ou mesmo já estar no bolso do paletó do noivo ou de um padrinho especial, como falamos no item anterior. Nos EUA, a função de “guardador das alianças” é do “Best Man”.

10. A Noiva e o Noivo podem entrar juntos!

Uma maneira diferente, moderna e inusitada é o noivo e a noiva já entrarem juntos. Muitos casais que moram juntos antes do casamento estão optando por esta opção. Essa forma de entrada também é muito utilizada em renovações de votos, como forma de afirmação dos vínculos.


Formas de Inovar no Cortejo do Casamento: Saídas

Na saída os noivos podem ir até os padrinhos e pais para cumprimenta-los, de forma a otimizar o processo o noivo comprimenta de um lado, enquanto a noiva faz o mesmo do outro lado. Ao terminarem, eles trocam de lado e, por fim, saem antes de todos.
Outra forma é fazer com que os padrinhos e pais cumprimentem os noivos e, ao saírem, formem um corredor na nave para saudar o casal.
Mais uma possibilidade é não haver os comprimentos, assim, o casal sai primeiro e, em seguida, os pais e padrinhos. Essa opção é muito usada quando há atrasos. Assim, o tempo é otimizado.

Dica da Mira: Eu sempre aconselho que se faça as fotos com os padrinhos na hora dos cumprimentos e ainda no altar. Toma um pouco mais de tempo, os convidados podem ficar um pouco impacientes, mas é um momento tão emocionante e especial e o local é tão simbólico, que merece essa recordação. A dica para não demorar muito é não ter muitos casais de padrinhos, e eles já estarem preparados (aí é função da assessoria aconselha-los) para cumprimentarem os noivos brevemente e já se posicionarem para as fotos.

Casamento Tábata e Carlos (na Praia) – Clique para ler sobre esse casamento!


Vai Inovar no cortejo do casamento? Irá usar algumas dessas ideias, ou uma completamente nova? Conte para a gente!

E se ficou alguma dúvida sobre o cortejo do casamento, deixe sua dúvida nos comentários ou envie um e-mail para mira@clubenoivas.com. Responderemos o mais breve possível com ideias para solucioná-la.

 

Bem casado – Dicas para encomendar os seus
Casamento de Final de Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias