Recebi esse texto com dicas da maestra Rita Del Chiaro, do Coral Del Chiaro (clique) que achei ótimo!!! Está cheio de dicas para as noivinhas que estão começando a pensar nas músicas da cerimônia.
A escolha das músicas de casamento sempre envolve uma série de aspectos, tornando-se um dos momentos mais difíceis para os noivos. Por isso, Rita Del Chiaro, formada em música pela USP e diretora do Coral Del Chiaro, preparou algumas dicas para orientar vocês, noivos, na escolha das músicas da cerimônia. O repertório é fundamental para tornar o momento ainda mais inesquecível.
“Se seu casamento é em igreja, verifique as normas do local e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia. Caso seja em sítio ou no próprio buffet, você tem mais liberdade para escolher as músicas e, assim, fazer as entradas de sua preferência.
Quando sua igreja é grande, sugerimos uma formação maior de músicos para que o som fique bem impactante. Normalmente em igrejas como catedrais e basílicas pedem 20 vozes ou mais. Os clarins podem ser empregados aos pares: dois, quatro, seis ou mais, dependendo do glamour que a noiva pretende ter.
Até mesmo o horário do casamento pode implicar em uma formação diferente.
Os realizados pela manhã, por exemplo, sugerem músicas mais suaves com instrumentos de cordas, flauta e teclado, para valorizar o cenário bucólico e o silêncio do local. Pode-se também usar as vozes solistas, soprano e tenor. Já para o período da noite, em que tudo é mais brilhante na decoração e na iluminação do local, a música pode também acompanhar o cenário com um grande coral e instrumentos mais fortes, como metais e clarins para o anúncio da entrada da noiva.
Apenas lembre-se que quanto mais entradas você colocar, mais tempo vai durar a cerimônia: um casamento com oito músicas dura em média uma hora. Já um casamento com 12 músicas vai durar cerca de uma hora e meia, tempo muito longo para convidados e, principalmente, para as crianças. Use o bom senso e, caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera ou que o DJ ou a banda contratada as toque na festa. Uma boa dica também é usá-la no momento de entrar no salão de recepção.
Cada momento pede uma música de cerimônia adequada. Por isso, é importante verificar antes de assinar o contrato que tipo de “pacote” deve ser fechado para o que você deseja. Lembre-se que esse pacote vai influenciar bastante na definição das músicas.”