Noivinhas de Luxo

O Álbum de Casamento

ir para o blog

Escolher as fotos do álbum de casamento não é nada fácil. Digo isso não só como blogueira de casamento, mas com minha própria experiência como noiva, considerando que meu álbum ficou pronto somente 2 anos após o meu casamento (que fique bem claro que se deu única e exclusivamente por culpa minha, rs!). São tantas fotos lindas, poses repetidas, que dá uma certa insegurança na hora da escolha não só da melhor imagem, mas daquela que merece estar ali impressa para sempre. Até porque, vamos combinar que a gente sempre acaba escolhendo o dobro da quantidade de fotos que de fato caberiam no álbum, não é mesmo?! kkkk!

Pensando nisso, e considerando que essa é uma dúvida que atinge a grande maioria das ex noivas (e se você é noiva, é importante que preste atenção nessas dicas, para lembrar na sua vez), conversei com os meus parceiros de fotografia aqui no Blog, e resolvi elaborar um post explicativo para as leitoras do PoB. Fiz algumas perguntinhas que eu imaginei que vocês pudessem fazer para o profissional que contrataram, e acho que as respostas poderão ajudar e muito na hora da montagem do álbum de casamento perfeito. Vamos lá:

Na sua opinião, quais são as fotos indispensáveis para o Álbum de Casamento?

KD Imagem: Ao editar um álbum, a gente sempre tem em mente contar a história do dia do casamento. Por isso, é essencial ter as fotos de todos os momentos importantes. Na cerimônia, por exemplo, não pode faltar a foto da troca dos votos, da aliança, da benção, a saída dos noivos da Igreja,seja debaixo de uma chuva de arroz, pétalas ou bolinha de sabão. Além disso, não podem faltar  fotos de alguns detalhes e dos ambientes. Eles enriquecem a história, ajudam a ilustrar o que foi esse grande dia e deixam o álbum mais bonito.

Photoframe: É preciso que o álbum contenha algumas fotos de cada momento ocorrido. Se houve Making Of da Noiva, do Noivo, ou se houve uma E-Session, e a decoração estava divina, peço que tentem colocar no álbum, mesmo que tenhamos que produzir 2 volumes. Afinal, os noivos vão querer lembrar como foi cada etapa até chegar o grande dia.

JC Fotógrafo: as fotos indispensáveis são as espontâneas, sem interferência do fotógrafo, mas não devemos esquecer das fotos tradicionais da família.

Alguns produtos oferecidos pela KD Imagem

Para você, o que é um álbum de casamento perfeito?

PhotoframeO álbum precisa contar uma história, além de enfatizar a beleza das fotografias. Deve ser atemporal e clean. A premissa é: menos é mais!  Por isso mesmo, não usamos modismos no layout, nem elementos que caracterizem uma época determinada, a fim de que as futuras gerações possam olhar o álbum e ainda assim se encantar com ele aos passar dos anos. Além disso, o álbum é diagramado de forma a valorizar os momentos que compõem o casamento e principalmente o casal.

JC Fotógrafo: O álbum de casamento perfeito é aquele que consegue transmitir a emoção do dia, a decoração da festa, os detalhes diferenciados, e mais do que isso: é conseguir agradar ao casal pois não adianta agradar somente o fotógrafo.

KD Imagem: É aquele que deixa os noivos felizes (rsrsrsrs), mas em termos mais técnicos o álbum perfeito deve ter, lógico, lindas fotos,com tratamento adequado, que não exagere em filtros e  efeitos, um design clean que valorize as imagens e não dispute com elas, e uma encadernação de qualidade. Os álbuns que seguem modismos vão envelhecer rápido, então sempre preferimos o clássico, tanto no tratamento das fotos, no design, como na encadernação.

Edição de Álbum de Casamento pela Photoframe

Álbum de Casamento por JC Fotógrafo

 

Quais são as últimas tendências com relação aos Álbuns de Casamento?

JC FotógrafoÁlbuns com diagração simples onde tem somente fotografias, sem muito efeitos de texturas, fundos coloridos.

KD Imagem: Como falamos antes, tendências são perigosas porque podem ser modismos que vão ficar ultrapassadas. Mas há novidades que sabemos que são avanços de qualidade, como por exemplo: os álbuns panorâmicos (maior qualidade na encadernação e tipos de papéis fotográficos) e os álbuns gráficos (feitos com papel couche, ótima opção para álbuns mais leves e menos encorpados).

Photoframe: Aquele álbum repleto de fotos por página, que parecia um álbum de figurinhas, cheio de fotos somente dos convidados, já não se aplica mais. O gosto dos noivos por algo mais clean, leve, que possa mostrar as imagens de forma clara (já que foram feitas de maneira artística), fizeram surgir uma nova diagramação, que prima por um álbum mais limpo. Tratamos todo esse processo do casamento com muito carinho e com o álbum fazemos o mesmo. Somos nós mesmos que montamos a arte, já que fomos nós que passamos por cada momento de emoção e ansiedade junto com os noivos.

Foto: KD Imagem

Edição de Álbum pela Photoframe

 

Dê uma dica sobre a seleção de fotos para o Álbum:

KD Imagem: A dica é que os noivos façam a seleção por etapas. Façam uma primeira seleção, tendo em mente a história a ser contada, sem esquecer dos detalhes e as pessoas que não podem faltar no álbum. Permitam-se  nessa primeira leva colocar mais fotos sem se preocupar com números. Depois disso, vá “limpando”, para chegar no número de fotos necessárias. Elimine entre as que repetem o mesmo tema e assim tente se aproximar a quantidade de fotos que seu álbum comporta.

JC Fotógrafo:  Seria uma boa opção deixar 30% das fotos para o fotógrafo selecionar pois existem imagens que os noivos nunca escolhem, e são as que o fotógrafo mais gosta. Dica importante na hora da escolha: separe as fotos por temas. Making Of, externas, estúdio, casamento, decoração, família, festa e as espontâneas.

Photoframe: A dica é criar pastas com as preferidas, ainda sem contabilizar os números, e daí então ir eliminando até chegar o número final. Explico aos noivos que sempre tentem priorizar familiares, amigos mais próximos somente, além de  muitas fotos do casal, que são o foco principal de tudo. É preciso lembrar que alguns amigos que estavam na festa talvez não tenham um contato constante com o casal e que com o passar dos anos isso diminua ainda mais. Porque então colocar no álbum alguém com não tenha laços fortes com os noivos?

Acho que assim fica mais fácil para poder montar o álbum de casamento, não é mesmo?!

Gostaram do post? Eu adorei :)

Beijos!

ir para o blog
love 12 pessoas amaram

Amou?! Deixe um recadinho!

     

Envie este post por email

X