Noivinhas de Luxo

Guia Completo: O Traje do Noivo Moderno

ir para o blog


Hoje vou focar no noivo e falar sobre o traje do noivo moderno, que é tão importante quanto o vestido da noiva, até mesmo para se complementarem e, assim, formarem uma composição de grande estilo.

A noiva tem naturalmente um papel central em tudo relacionado ao tema casamento, sendo inclusive, o foco deste blog. Entretanto, não podemos esquecer do noivo, que cada vez mais ganha destaque nessa comemoração. Ela é feita para os dois, porém a maioria das pessoas não se atenta a isso.

Noivas e leitoras interessadas mandem esse post para o noivo que precisa de uma ajudinha para escolher seu traje para o grande dia! 

O Traje do Noivo Ideal

O primeiro passo para escolher o traje ideal é levar em conta seu gosto próprio. Não fuja do seu estilo, pois não irá sentir-se confortável justamente no dia que é para ser um dos mais felizes de sua vida. Atentando a isso, leve também em consideração o local, horário, estilo de cerimônia e clima.

 

Destaque-se

De alguma forma ou em algum detalhe, tente diferenciar seu look do dos demais convidados, para não só obter maior destaque ao olhos de todos, como também, nas fotos e vídeo. Por exemplo, invista em uma flor de lapela, lenço, gravata borboleta, suspensório, abotoadura ou ponto de cor (uma peça contrastante no look, como um sapato vermelho).

 

Principais Trajes do Noivo

As principais opções de trajes são:

Terno

Composto por paletó, colete (que é opcional) e calça social. Pode ser usado a qualquer hora do dia e em todos os tipos de cerimônias, das menos às mais formais. Para compor o traje, a camisa deve ser social, preferencialmente lisa e de gola tradicional. A gravata seguirá a paleta de cor do traje e, se possível, combinar com detalhes do vestido da noiva.

Smoking

Traje tradicional composto por um casaco curto com lapelas em seda ou cetim, faixa na cintura ou colete, camisa branca com plissado e gravata borboleta. O tecido mais presente na construção do smoking é o panamá, que tem acabamento um pouco lustroso. Esse traje é ideal para ambientes mais formais e fechados, com  cerimônia e festa noturnas.

Fraque

Paletó com abotoadura na cintura e que tem a parte de trás mais alongada, lembrando uma cauda. Esse traje é tradicionalmente usado em casamentos ingleses durante o dia, mas, aqui no Brasil, costuma ser usado em casamentos noturnos. Usa-se junto com a gravata plastron, que lembra um lenço, preferencialmente de cor clara.

Meio Fraque

É composto de paletó curto, com apenas um botão. Combinado com calça e colete, que podem ser na mesma cor do paletó ou em um tom mais claro. A diferença entre o fraque e o meio-fraque é a cauda do paletó. Ele, também, é indicado para casamentos tradicionais realizados à noite.

Livre

Casamentos não formais, realizados na praia, campo, ou espaços diferenciados, deixam o traje a critério único do noivo, sem regras de dress code. Assim, o noivo pode optar por usar bermuda, calça de sarja, suspensório, camisa de manga curta, ou o que a criatividade e o ambiente permitirem. O importante é ser feliz.

Cores combinando com o Horário: 

A cor do traje é escolhida de acordo com o horário do casamento. Sendo assim, quanto mais cedo mais claro o traje pode ser. Apesar que o preto é um clássico e pode ser usado a qualquer hora. As opções de cores para o traje de noivo mais tradicionais são o preto e o cinza. Já as opções menos usadas, mas também muito interessantes são: Azul, Branco e berinjela.  

 

Os acessórios também são importantes! 

Cinto

Ele sempre deve combinar com os demais acessórios, principalmente o sapato, que deve ser na mesma cor.

Lenço

Pode ser usado no bolso do paletó, sempre com apenas dois dedos à mostra. A cor deve seguir a paleta do traje.

Flor na lapela

É o acessório mais fácil de combinar com o look da noiva. Para isso, opte pelas mesmas flores que o buquê dela.

Abotoadura

Item muito charmoso mas em desuso. Para combinar com os demais acessórios, opte pela mesma cor do metal do cinto e, se tiver, fivela do sapato. 

 

DICA DA MIRA: Se está considerando fazer um casamento temático, considere inserir o tema de forma discreta nas abotoaduras. Por exemplo: Se o tema é viagens, use aviõezinhos. Se quer fazer uma piada leve, use cadeados fofinhos, para dizer que estão presos!

Suspensório dão um UP no look!

Queridinho da atualidade. Ele fica mais elegante em cores escuras.

 

Espero ter ajudado na escolha do traje do noivo. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!  

Você encontra mais inspirações como essas no Pinterest do Blog Clube Noivas.

 


ir para o blog
love 3 pessoas amaram

Amou?! Deixe um recadinho!

     

Envie este post por email

X