fbpx

Endereçar e entregar seu convite de casamento. Saiba como fazer!

Com certeza você já ouviu dizer que a Lista de Casamento é um item que dá trabalho do início ao fim da organização do casamento e se você já chegou à fase de encaminhar a lista para a gráfica, com certeza já parou para pensar em Como endereçar o convite de casamento e qual é o momento certo para entregá-lo.



Nessa hora é preciso ir atrás dos nomes corretos de cada convidado e se atentar também a alguns pontos especiais pois há maneiras diferentes de endereçar o convite dependendo da situação do casal (namorados, moram juntos, casados…), da intenção dos noivos de convidar a família inteira ou apenas 1 pessoa da casa e por aí vai…

Cronograma de entrega dos convites. 
Segundo o cerimonialista César Serra, é indicado o seguinte cronograma:

* Para convidados do mesmo estado: 30 dias de antecedência.
 Para convidados de outro estado: 60 dias de antecedência.
Para convidados de outros países: 90 dias de antecedência.

* Mas recentemente eu ouvi uma dica muito interessante. Comece a entregar o convite dos convidados do mesmo estado com uma antecedência maior do que 30 dias (em torno de 45 e 60 dias). Assim, à medida que seus convidados faltosos forem avisando que não comparecerão ao seu casamento você tem um tempo hábil de entregar o convite para aquele convidado da lista reserva, sem que ele se sinta como parte dessa lista b.


Devo usar Sr., Sra. Ou Srta. antes do nome?

Estes pronomes de tratamento são usados em um convite de casamento formal. É uma forma de mostrar respeito e seguir as regras de etiqueta. Sr e Sra para os convidados casados e Srta. para a convidada solteira. No entanto, casais jovens e mais modernos optam por colocar apenas o primeiro nome dos convidados, o que não é considerado errado.
Se você está em dúvida se quer um convite mais formal ou não, uma dica valiosa é seguir no endereçamento o estilo que terá a sua festa. 

Para convidar um casal casado

Se o convite não se estende aos filhos e outros parentes que moram na mesma casa, mas apenas ao casal, pode ser colocado:
1.) Sr. e Sra. Rafael Oliveira
2.) Sr. Rafael Oliveira e Sra.
3.) Rafael e Livia (mais informal)

Para convidar um casal e sua família

Coloque o nome do convidado seguido da palavra “Família”. Mas fique atenta: isso significa que o convite se estende a todos os que moram na casa, o que inclui filhos ou outros parentes que vivem juntos.
1.) Sr. Rafael Oliveira e Família
2.) Rafael Oliveira e Família (mais informal)

Para convidar casais de namorados ou que moram juntos

O que diferencia o primeiro caso do segundo é a letra “e” entre os nomes. Se o casal mora junto, coloca-se o nome completo de cada um, com a conjunção “e”. Para o casal de namorados, vai o nome completo de cada um sem o “e”. A outra opção é enviar um convite separado para cada um.
1.) Sr. Rafael Oliveira e Livia Linhares (casais que moram juntos)
2.) Rafael Oliveira e Livia Linhares (casais de namorados)

Para convidar uma amiga solteira ou divorciada

Coloque apenas o nome dela. Se ela tiver filhos, pode colocar “e Família”, o que significa que todos os familiares estarão convidados. Se você quer convidar apenas sua amiga e um filho, por exemplo, coloque o nome completo de cada um. Aqui, o pronome de tratamento Sra. pode ser usado para as divorciadas. Para as solteiras, usa-se Srta, se o texto do convite seguir um estilo mais formal.
1.) Livia Linhares
2.) Livia Linhares e Família
3.) Livia Linhares e Isadora Oliveira (mãe e filho apenas)

Está a procura de uma boa gráfica? Eu indico a Relevo Imperial

Chá-Bar: Camila e Paulo
Papo de noiva: meu casamento civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias