Noivinhas de Luxo

Casamento no Campo ou na Cidade

ir para o blog

O casamento no campo anda super valorizado. Um ambiente diferenciado em meio à natureza pode tornar o clima do casamento muito mais descontraído e ser uma grande atração. Por outro lado, um casamento na cidade oferece mais facilidades e maiores opções. Nesse post, gostaria de  levantar vantagens e desvantagens para a realização do casamento no interior ou na cidade grande.

Casamento no Campo ou na Cidade

Sou natural do Espírito Santo, mas sempre tive uma ligação muito forte com o interior de minas gerais. Meu namorado veio de Votuporanga, cidade do interior de São Paulo e atualmente, moramos os dois na cidade de São Paulo. O local do nosso casamento ainda está indefinido.

Para me ajudar a decidir e ainda ajudar aquelas que tem a mesma dúvida que eu resolvi fazer um levantamento baseado apenas no que conheço, algumas pesquisas e dicas da minha sogra, especialista em fazer festas na grande Votuporanga.

O Local da Festa

Uma chácara no interior com um jardim grande, bonito e espaçoso (que ainda pode receber boa parte dos convidados) pode custar a partir de 500,00 reias, mas muito provavelmente outras despesas como aluguel de cadeiras, louças e materiais para decoração surgirão. Isso sem falar na contratação de profissionais. Em São Paulo, uma casa de  festas que tem um pequeno jardim onde se pode celebrar a cerimônia fica no mínimo 3,000 reias. No entanto, nesse preço estão incluídas muitas facilidades desde mobiliário completo até camareiras.

Serviços

Algumas espaços para casamento oferecem o serviço de buffet, o aluguel do espaço, decoração e as vezes até o DJ. Isso por um lado pode ser bom, mas limita a escolha dos noivos. Em cidades pequenas o mesmo pode acontecer, mas não por acordos entre os fornecedores, e sim por  simples falta do opção. Em algumas cidades infelizmente existe um domínio de mercado em alguns setores (principalmente fotografia, buffet e decoração) e as vezes não conseguimos encontrar um serviço tão satisfatório como o que encontramos em cidades grandes. Alguns desses serviços podem ser remanejados, mas isso tudo significa um gasto a mais.

Custos

Se podemos fazer economia no aluguel do espaço nos casando no interior, podemos perder parte dessa economia em itens simples do casamento, como itens de papelaria, forminhas para doces, os próprios doces, e ainda não ficarmos muito satisfeitos. Ainda bem que temos internet e viajar hoje em dia é muito tranquilo.  Muita pesquisa e um planejamento adequado das compras pode resolver parte desse problema. Trazer pessoas de fora, como um bom fotógrafo, pode significar gastos com passagem e hospedagem, mas esse é um gasto que se justifica.

Convidados

De onde é a maioria dos seus convidados? Qual seria o local mais conveniente para receber os de fora? Eles estão dispostos a viajar? Como aqueles que bebem voltarão para casa? Essas são as perguntas que deve ser feitas quando planejamos um casamento onde pelo menos uma das famílias é de um local diferente de onde será realizada a celebração. Além disso, considero ser o fator mais importante na hora de decidir por um casamento no interior ou na cidade.

Qual dos ambientes é mais adequado para seus convidados? Em qual deles seremos capazes de deixá-los mais confortáveis sem prejudicar nossos sonhos e sem significar um custo que não poderemos arcar?

Pensando em todos esses pontos e no sonho imenso de me casar num lugar bem natural e rústico resolvi procurar um lugar desses em São Paulo mesmo ou muito próximo de São Paulo, num local com fácil acesso do aeroporto. Duas famílias irão viajar, mas pelo menos terei mais facilidades e opções organizando um casamento no local onde moro e ainda tornarei o meu casamento um passeio especial para meus convidados. Ainda não sei exatamente como, mas estamos prestes a descobrir…

As imagens você pode encontrar no nosso Pinterest.

ir para o blog
love 103 pessoas amaram

Amou?! Deixe um recadinho!

     

Envie este post por email

X