Noivinhas de Luxo

Casamento Boho: Inspirações e Dicas para seguir a tendência

ir para o blog

As palavras de ordem do Estilo Boho são conforto e natureza. E quando o estilo é aplicado a um casamento torna-o romântico e natural. Ele valoriza os elementos da terra, com a utilização de tecidos leves, muitas flores e plantas.  Tudo acontece, preferencialmente, ao ar livre; a luz do dia, ou no cair da noite. Se está pensando em fazer um casamento no estilo boho, esse post é para você!!

inspiracoes-para-casamento-no-estilo-boho-2

O Origem do Estilo Boho

A palavra Boho provém do inglês bohemian, que é derivada do francês bohème. No século XV, bohème era um termo comum para os ciganos da França, pois se pensava que era um povo vindo da Boêmia, região histórica da Europa Central. Por isso o estilo Boho é repleto de referências ciganas, como festas ao ar livre, roupas com tecidos leves, estampas florais e peças handmade (feitas manualmente).

Foi na década de 70 que o estilo boho se difundiu, continuando forte até hoje nos festivais que acontecem ao redor do mundo, como Cochela, Glastonbury e o Desert Trip. Ciclicamente volta à moda e invade o street style (estilo das ruas) em épocas quentes do ano.

Os elementos principais deste estilo são: tecidos fluidos, saias longas, vestidos esvoaçantes, botas country, sandálias flats, colares compridos, bordados mesclados com penas e pedras, coroas de flores, rendas, crochês etc. Na cartela cromática circulam os tons pastel e terrosos, além de cores de maior realce, como o caramelo, vinho, turquesa e chocolate.

Dicas para um casamento boho

Para que seu casamento siga este estilo, que tem um mood (clima) romântico natural, confira as dicas a seguir:

Tanto a cerimônia quanto a festa podem acontecer ao ar livre, opcionalmente sob tendas, no campo, chácara, fazenda, ou mesmo um jardim.  Lembre-se de marcar a data em uma estação seca e sempre tenha um plano B, caso chova. Os meses de pouca chuva variam de acordo com a região. Aqui em São Paulo são de abril a agosto.

Como o casamento será externo, é melhor que aconteça à luz do dia, terminando ao cair da tarde. E para a iluminação, escolha fairy lights (mini lâmpadas), lamparinas, velas ou tochas. Um casamento de domingo é uma boa opção.

Você pode escolher fazer um brunch, almoço, café da tarde, ou coquetel. A dica é servir comidas leves, sucos, chás e águas aromatizadas, sobremesas com frutas e o bolo tipo naked cake (sem cobertura).

Um casamento boho não combina com uma super balada. O que vale é investir em música ao vivo, pode ser até voz e violão. O folk e o rock clássico tem lugar garantido.

Decoração de Casamento no Estilo Boho

inspiracoes-para-casamento-no-estilo-boho-4

A decoração pede elementos naturais como: muitas flores do campo e folhagens, muitas folhagens. Você também pode optar por usar plantas em vasos para compor a decoração do casamento.

Para compor, aposte em mobiliário antigo de madeira, tapetes coloridos, toalhas 100 % algodão, louça rústica, taças bico de jaca etc. Uma alternativa às mesas tradicionais com cadeiras são os pufes e almofadas para mesinhas baixas, que combinam muito com este estilo acolhedor. Outros itens que se encaixam perfeitamente em uma decoração boho são as guirlandas de flores miúdas e as cortinas de flores.

Look da Noiva Boho

A noiva deve optar por um vestido ou saia, de comprimento midi ou longo, confeccionado em tecido esvoaçante, com um mix de rendas leves, sem ou pouco bordadas. Para ajudar na criação do look, pense como uma fada se vestiria para seu casamento e uso algo igual. Priorize seu conforto. Nos pés, um calçado flat, que pode ser uma bota, sapatilha, sandália, ou mesmo descalça com uma pulseira de pé. Na cabeça, penteados de tranças, coroas de flores, véus do mais fino tule e cabelos soltos são opções certeiras. O bouquet pode ser colorido e grande.

inspiracoes-para-casamento-no-estilo-boho-5

Look do Noivo no Estilo Boho

O noivo deve escolher calça e camisa de corte social, mas o tecido não precisa ser encorpado. As cores claras são mais aceitáveis. Paletó é dispensável, podendo ser usado somente para a cerimônia. Um acessório muito charmoso que combina demais com o estilo boho é o suspensório, fica a dica. Fuja da cor preta, mas se quiser um tom escuro para substituí-la, opte por marrom ou azul. Se a noiva escolher ir descalça, você também pode, ou opte por uma sandália de tiras em couro.

Madrinhas e Padrinhos

inspiracoes-para-casamento-no-estilo-boho-1

As madrinhas podem seguir a tendência demoiselle, na qual todas vestem a mesma cor, normamente tons pastel, e carregam pequenos bouquets de flores, que para combinar devem ser uma versão pequena do da noiva, mas menos coloridos. Já os padrinhos devem seguir as mesmas regras aplicáveis ao noivo.

Detalhes

inspiracoes-para-casamento-no-estilo-boho-7

Por fim, as lembrancinhas. Você pode oferecer aos convidados vasinhos de flores, ou suculentas, que estão em alta e tem tudo a ver com o estilo. Sementes e as flores que compuseram a decoração também são boas lembranças. Velas Aromáticas, Incenso e filtro dos sonhos são lembranças que remetem a parte mais mística do estilo.

O Estilo Boho combina com você? Vai fazer o seu assim? Vamos conversar nos comentários!

Fontes das Imagens: 1 2 3 4 5


Artigo escrito pela nossa colaboradora de moda e tendências Shely Bianchi

 

 

ir para o blog
love 11 pessoas amaram

Amou?! Deixe um recadinho!

Envie este post por email

X