fbpx

5 Dicas para organizar a lista de convidados


A maioria das pessoas que pensam em casar, inicialmente, sonham com o local da festa, como será a decoração, qual buffet contratar, etc… Nesse momento, a lista de convidados do casamento não é uma das “preocupações” dos noivos, mas passa a ser, a partir do momento que ela vai para o papel.

Acho que essa é a etapa do casamento mais “chatinha”. Elaborar e organizar a lista de convidados não é tarefa fácil, principalmente porque ela afetará diretamente em várias decisões que os noivos terão que tomar durante todos os preparativos.

Por isso, elaboramos para você, cinco dicas para ajudar a organizar a lista de convidados para o grande dia:

Sonho   X    Realidade

A primeira coisa a se fazer é definir o orçamento do seu casamento. Mas o que o orçamento tem a ver com a lista de convidados? Simplesmente tudo!
A definição do seu orçamento vai te direcionar em tudo que você for escolher/contratar a partir desse momento. Isso inclui também a lista de convidados, pois é através dela que você define a contratação de buffet, decoração, local do evento, convites, entre muitos outros itens. Conseguem ver como uma coisa tem relação e depende da outra?! Em um evento tudo é muito interligado, cada contratação, cada escolha que você faz e isso tudo deve ser muito bem alinhado para que os sonhos e as expectativas fiquem dentro da realidade do casal.

Caso seus sonhos forem muito além do seu orçamento, o que você precisa fazer é definir suas prioridades no casamento. Analisar o que não poderia faltar nesse dia tão especial, e isso inclui também os convidados… É importante avaliar com quem realmente você gostaria de compartilhar esse dia!

Ainda pensando no orçamento, sugiro que faça uma pesquisa, colete alguns orçamentos dos fornecedores que você considera prioridade no seu casamento. Muitos noivos iniciam os preparativos sem terem ideia de quanto devem investir no evento. Então ter uma “base” desses valores é a melhor forma de definir o seu orçamento.

Com o orçamento definido partimos para a elaboração da lista de convidados…

Prioridades: quem devo convidar?

A lista de convidados deve ser composta por pessoas especiais para os noivos, por exemplo: pais, padrinhos, parentes próximos e amigos.
Sabemos que a lista é algo individual, nem todas as pessoas seguirão os mesmos critérios para fazê-la, mas o importante é que exista um critério para se seguir. Pensando nisso separamos algumas sugestões…

A primeira coisa a se fazer é dividir a lista de convidados:

• Convidados da Noiva
• Convidados do Noivo
• Amigos do noivo e da noiva
• Convidados dos pais da noiva e do noivo
• Colegas de trabalho

Dentro dessa divisão separe por prioridades:

Prioridade 1: Indispensável (São aqueles que não podem faltar, como familiares e amigos muito próximos)
Prioridade 2: Quero que esteja presente! (Pessoas que não se vêm tanto, mas se falam às vezes ou é importante para o casal de alguma maneira)
Prioridade 3: Se der… (pessoas que nunca mais se viram ou falaram, amigos de infância, do colégio, faculdade…)

Antes de incluir um convidado na lista, seja ele na prioridade 1,2 ou 3, é importante que você faça algumas perguntinhas para você mesmo sobre esse convidado:

– Quanto tempo faz que não vejo essa pessoa ou não nos falamos?
– Eu fui na casa dela nos últimos 6 meses ou ela na minha?
– Ela conhece meu noivo/noiva?
– O meu casamento seria o mesmo sem essa pessoa?
– Essa pessoa fará parte da minha vida no futuro? Ela significa algo pra mim ou eu significo algo pra ela?

Como sair de saias justas?

Essa é uma etapa que vocês podem passar por algumas saias justas. Sempre tem aquela pessoa que “se convida” para o casamento, ou aquela que antes mesmo de receber o convite já pede para levar a amiga, a avó, o cachorro.. Enfim, pode acontecer muitas situações como essas, que aí você já entra em desespero e pensa: “Será que eu tenho que convidar essa pessoa por isso? Se eu não convidar pode ficar chato?”. Nessas situações procure explicar da melhor maneira possível para que a pessoa entenda, porém não se sinta na obrigação de convidar alguém, pois no seu dia devem ter apenas pessoas que são importante para vocês!

No seu trabalho, procure não falar sobre o seu casamento, caso não queira convidar ninguém. Se for convidar, opte apenas por aqueles que você mantém um relacionamento fora do ambiente de trabalho também.

Os convidados dos seus pais também podem ser uma saia justa para você, porém nada que uma boa conversa não resolva tudo. Deixe claro os custos que envolve cada convidado e imponha limites a eles. Mas também é importante deixar que eles convidem algumas pessoas que eles queiram, por mais que o casamento é dos noivos, os pais também sonham com esse momento e querem compartilhar essa felicidade com os amigos mais próximos.

Organização é tudo!

Se você organizar bem sua lista desde o início, isso vai facilitar e muito sua vida! Coloque nela o máximo de informações que puder sobre o seu convidado desde o início, até mesmo o nome já correto de como irá no convite. Assim quando você for enviar para a gráfica já está tudo pronto e não precisa refazer. Algumas informações como: quantidade de senhas, número de crianças pagantes e não pagantes, endereço para correspondência, se vai ou não convidar para o chá, são importantes para todo o decorrer dos preparativos. Assim, quando for pegar a sua lista terá tudo que precisa, e não ficará refazendo toda vez que precisar de alguma informação.

R.S.V.P

Fazer a confirmação de presença é muito importante. Assim é possível que você tenha uma maior exatidão do número de convidados que vão comparecer na sua festa. Isso também evita gastos desnecessários com alguns itens de lembrancinhas e até mesmo com o buffet. Caso você opte por não contratar esse serviço, peça para alguém da família ou uma amiga ligar para os convidados e checar se eles irão comparecer na sua festa.

Lembra sobre a lista de prioridades que descrevi acima?! Então, essa é uma ótima maneira de você conseguir substituir as pessoas da lista de prioridades 1 pela lista de prioridade 2 ou 3, caso você tenha alguma resposta negativa com as confirmações de presenças.

Espero que essas dicas auxiliem na sua lista de casamento. Lembre-se que o casamento é seu, é único e inesquecível, por isso ao seu lado devem estar somente pessoas que são importantes para os noivos! Nunca convide ninguém por obrigação!

Casamento na Praia: Raissa e Karim
Chá de Panela, Chá Bar ou Chá de Barnela: saiba qual o chá ideal para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias