fbpx

06 dicas para arrumar uma LINDA mesa de jantar.


Quem acompanha o OMG no Insta (aliás, tá seguindo a gente? Segue aí: @omgimengaged) sabe que ontem participamos do Workshop “Como Arrumar A Mesa De Jantar E Dicas De Como Receber”, organizado pela Bel, do site We Share Ideas. O curso aconteceu na Divino Espaço, uma loja de decór incrível, aqui de SP.

Para quem não conhece, o We Share Ideas é um site muito legal para brides to be e recém-casadas (como eu!), pois dá muitas dicas e idéias de como arrumar a mesa de jantar, de como arrumar a casa para receber os amigos, algumas receitinhas e editoriais DIY. Eu leio tudo sempre!

Quem me conhece sabe o quanto eu ADORO organizar jantares com mesinhas bonitas. Tenho uma coleção de jogos americanos! Acredito que uma boa aparência tanto na comida, como na mesa, ajuda a impressionar os convidados. Quem não gosta de receber carinho, não é mesmo?

Por isso, quando soube do curso ministrado pela Bel, fiquei doida para participar! Agora estou SUPER feliz: sou uma organizadora de mesas CERTIFICADA. Demais, não é?

Com as dicas da Bel, resolvi então, criar uma lista de BOAS IDÉIAS para organizar uma mesa de jantar LINDA. Confiram!

1 passo – Antes de iniciarmos os preparativos, é preciso responder algumas perguntinhas básicas:

1) Quantas pessoas estarão presentes?

2) Em que local vou servir o jantar?

3) O que vou servir?

4) Qual será o formato do jantar (sentado à mesa, formal ou informal, aperitivos…).

 

2 passo – Tenho todos os materiais necessários? Quantidade de louças, talheres e guardanapos?

Para esta pergunta, há três alternativas. A primeira é comprar. Se você pensa em ocasionalmente receber alguns convidados, vale a pena investir em bons materiais. Ao longo do tempo (e do uso!) os materiais se pagam. A segunda alternativa é alugar o que você precisa. Há várias empresas que alugam pratos, talheres e taças. Assim, você preserva os seus intactos, e ainda assim, faz bonito com os convidados. Neste evento, a Ella Arts, que é uma empresa que faz este tipo de serviços, estava apoiando. E a terceira é pedir emprestado à sua mãe ou avó, para “quebrar o galho” daquele evento. O único problema, é o risco de quebrarem na festa. Converse com ela sobre isso, desde o início!

 

3 passo – Crie um tema para a festa.

À partir de um tema, fica mais fácil decidir o que usar no evento. Vai ajudar a escolher o cardápio, a decoração, as louças e os detalhes. Vai tornar tudo mais prático.

O tema pode combinar:

1) Com a comida que for servida. Por exemplo, se for servir comida japonesa, pode utilizar uma decoração com itens orientais;

2) Com alguma peça da decoração. Por exemplo, combinar a decoração da mesa, com as cores de uma das louças utilizadas;

3) Com a estação do ano. Por exemplo, utilizar na decoração cores que remetam ao inverno;

4)  Com algum assunto de interesse dos convidados. Por exemplo, um chá de panelas;

5) Com uma palleta de cores. Por exemplo, seguir a cor vermelha em todos os detalhes da decoração.

 

4 passo – Seja criativa! Misture materiais finos com materiais mais simples, misture tecidos e cores, misture louças! Dê novas utilidades às peças que já tem em casa e utilize itens da decoração de casa, na decoração da mesa. O importante é TESTAR novas possibilidades! Muitas vezes a gente acha que uma combinação não vai ficar legal, mas depois de provar, parece legal. Não tenha medo de ousar!

 

5 passo – Utilize alturas diferentes. As alturas diferentes, porém harmônicas, criam MOVIMENTO no olhar do convidado! Para este truque, utilize: pratos com pés, livros, badejas, caixas, bowls e vasos virados ao contrário, vasos de diferentes alturas… o que a sua imaginação mandar para criar um SUPORTE para os pratos.

Uma dica importante é deixar os itens mais altos em lugares que NÃO ATRAPALHEM a visão e a conversa dos convidados. Ok? Por isto, deixe-os mais ao fundo da mesa ou nas laterais.

 

06 passo – Pense em detalhes para encantar! Como marcadores de lugar, plaquinhas identificando os pratos, lembrancinhas e mimos individuais para os convidados.  Ah… E se puder… Decore outros cantinhos especiais da casa, como o lavabo.

 

Com estas dicas, tenho certeza, seu jantar vai ser inesquecível!

O Workshop ensinou ainda, muitos outros detalhes! Tanta coisa legal que não caberia em um post só. Por isso, o melhor seria participar da próxima edição! Eu, se puder, vou participar de novo! Conhecimento nunca se perde, não é mesmo?

Para terem uma idéia de como o evento foi LINDO, espiem dos cliques da Maíra Preto! Ficaram incríveis!

Workshop We Share Ideas 3 Workshop We Share Ideas 6Workshop We Share Ideas 5

Mesa 01

Workshop We Share Ideas 11_MG_8766_MG_8771_MG_8826_MG_8823_MG_8821

A proposta da Mesa 01 foi servir um jantar menos formal, com aperitivos de Queijos e Vinhos, em um tema de cores e louças que remetem ao inverno. Se precisarem de uma receita de tábua de frios, o OMG já postou uma ótima por aqui!

Mesa 02

Workshop We Share Ideas 7 _MG_8872_MG_8859Workshop We Share Ideas 8_MG_8828_MG_8873A Mesa 02 servia um jantar mais formal, com a paleta de cores seguindo a cor presente nas louças, um tom de verde água.

Mesa 03

Workshop We Share Ideas 9 Workshop We Share Ideas _MG_8667 _MG_8670 _MG_8685_MG_8655

A proposta da Mesa 03 era um café, uma recepção informal para os amigos, seguindo o tom vermelho, presente na papelaria, nos doces e no arranjo floral.

_MG_8667 _MG_8667 _MG_8667 _MG_8667

Mini wedding matutino: Larissa e Diego
Noivado Nuno & Duda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU
Viewed

Você viu recentemente

Fechar

Categorias